14º BPM

Por: Soldado Ezequiel Onedi Debortoli, em 28/11/2014

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS DA SOLENIDADE

Veja abaixo e veja mais informações e fotos:

Comandante-geral da PM recebe o título de "Amigo do 14º BPM"

Na tarde de ontem, dia 27, o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Jaraguá do Sul foi palco da solenidade que marcou a implantação do primeiro comitê regional da Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militares (Afapom). O evento também contou com a entrega do título “Amigo do 14º BPM”, prestou diversas homenagens e formalizou a promoção de policiais militares à graduação superior.

O evento contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), coronel RR Fernando Rodrigues de Menezes, no ato representando o governador do Estado, João Raimundo Colombo, do comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, da presidente de honra da Afapom, Heloísa Abdalla, da presidente-executiva da Afapom, Letícia Silva de Menezes, do comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, além de outras autoridades, imprensa, policiais civis, policiais militares da ativa e reserva, familiares, integrantes da Afapom de Florianópolis e demais convidados.

Policiais militares que passaram para a reserva remunerada foram homenageados. Emocionados, os 3º sargentos Odenir José Borges e Carlos Alberto da Silva receberam um diploma de Honra ao Mérito.

Pessoas, entidades e empresas que, de forma ímpar, se destacaram no comprometimento com as causas do 14º BPM, também foram homenageadas, recebendo o título honorífico “Amigo do 14ºBPM”. Foram agraciados com a comenda:
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral
O juiz federal da 1ª vara federal de Jaraguá do Sul, Sérgio Eduardo Cardoso.

Durante a solenidade, foram realizados os atos de promoção de policiais militares. Foram promovidos:
Ao posto de capitão, o 1º tenente Cremilson Nicélio Veloso
À graduação de 1º sargento, os segundo sargentos Luiz Antônio Wiltner, Rodrigo Carlito Campos e Airton Pereira Dos Santos.

O grande momento da solenidade foi a oficialização da implantação do primeiro comitê da Afapom no interior do Estado.

A iniciativa de criar o Comitê Regional da Afapom no 14º BPM partiu de Mariana Fernandes Lixa, esposa do tenente Rodrigo Gustavo Duarte Dewitz, que, conhecendo o trabalho da Afapom através da presidente de honra, Heloísa Abdalla e, sensibilizando-se com a causa, trouxe a ideia para o 14ºBPM. No dia 14 de outubro foi realizado um café de confraternização para apresentar a Afapom às esposas dos policiais do 14ºBPM, ocasião em que estiveram presentes várias integrantes da diretoria da Afapom de Florianópolis. Nesse dia houve a adesão de várias associadas. No último dia 24 aconteceu uma palestra motivacional com a psicóloga da 5ª RPM e as associadas demonstraram grande anseio pelos próximos encontros.

O objetivo é que do Comitê Regional do 14ºBPM possa trazer para Jaraguá do Sul e região as atividades da Afapom e possa promover ações em prol dos policiais militares.

Uma coordenadoria provisória foi empossada, que exercerá suas atribuições pelo prazo de seis meses, quando então será convocada uma eleição pelo Comitê Regional. Foram empossadas:
Mariana Fernandes Lixa - Coordenadora regional
Tenente dentista Graziele Borin - Vice-coordenadora regional
Soldado Rafaela Branco - Secretária regional
Pâmela Weber - Tesoureira regional
Cabo Aliliana Spíndola - Relações públicas

Após a coordenadoria receber o regimento interno do comitê regional das mãos da presidente de honra da Afapom, Heloísa Abdalla, e da presidente-executiva da Afapom, Letícia Silva de Menezes, todas as novas associadas da Afapom de Jaraguá do Sul, que serão consideradas "sócias fundadoras" do comitê regional do 14º BPM, receberam a “echarpe” com a logo da Afapom e a “flor”, símbolo da entidade.

Um pouco mais sobre a Afapom
A Afapom é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivos somar esforços, buscar recursos e promover ações com resultado voltado primordialmente ao Hospital Militar Comandante Lara Ribas (HPM), bem como socorrer aos policiais militares mais necessitados, e seus dependentes, no tocante à saúde física e mental ou, ainda, que se encontrem em situação de vulnerabilidade e calamidade social. A sua contribuição visa sempre à melhor integração entre os policiais militares e a corporação.

Ao final da solenidade, o capelão da Polícia Militar, tenente-coronel Valdemar Groh, realizou a benção da sala que sediará a sede do comitê regional da Afapom. As autoridades presentes realizaram o desenlace da fita inaugural, encerrando, com muita alegria, a solenidade.

A expectativa é de que, em breve, outros comitês regionais da Afapom sejam instalados em outras unidades da PM pelo estado, aumentando a abrangência e potencial de ajuda e amparo da entidade.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS

(Publicado por soldado Ezequiel Onedi Debortoli, com fotos do 2º sargento Aurélio de Oliveira, CCS)