Voluntárias da Afapom participam de palestra sobre visitas hospitalares

Por: Cb Erieles Pires Viríssimo , em 01/04/2015


As voluntárias da Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militares de Santa Catarina (Afapom) participaram na tarde de quarta-feira (1º), de palestra de reciclagem sobre os cuidados necessários para a prevenção de infecções nas visitas aos doentes nos hospitais. O encontro aconteceu no clube da Associação Barriga Verde dos Oficiais (ABVO), e foi ministrado pelo enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção (SCI) do Hospital da Polícia Militar (HPM), 1º sargento Pedro Paulo Scremin Martins.
Na oportunidade, o sargento passou importantes orientações sobre os procedimentos que devem ser abordados pelas voluntárias ao realizarem visitas aos pacientes, com o objetivo de evitar infecções hospitalares.
Segundo o sargento, a higienização das mãos é a principal ação para prevenir infecções. Uma atitude simples, que deve estar presente na vida de todas as pessoas no dia a dia, e em ambientes hospitalares não pode ser esquecida. “É um gesto simples, barato, econômico e de maior eficácia no controle das infecções hospitares”, frisou o enfermeiro.
Segundo pesquisas, mais de 50% das infecções hospitales poderiam ser evitadas com a simples higienização correta das mãos, com água e sabonete líquido ou com álcool gel.
As voluntarias ainda assistiram a vídeos educativos sobre a importância da higienização, e também a forma correta de realizá-la.
Outras dicas importantes que devem ser adotadas nas visitas foram repassadas, como: não sentar nos leitos ou poltronas dos pacientes; não realizar visitas quando não estiver bem de saúde; não levar alimentos ou flores; não compartilhar alimentos, bebidas e objetos; evitar contato físico com os pacientes; e usar sempre o jaleco com identificação.
(Texto e fotos cabo Erieles Pires Viríssimo – jornalista CCS)