Aula inaugural de 60 Protetores Ambientais em Chapecó

Por: 3º Sargento Celiane Schaefer, em 03/05/2018


Na noite de quinta-feira, 19, no auditório do Colégio Exponencial, ocorreu a inclusão de 60 novos alunos no Programa Protetor Ambiental. O evento reuniu autoridades, Secretarias de Educação Estadual e Municipal, diretores e professores dos educandários onde os alunos estão inseridos, familiares e imprensa. A aula inaugural contou com palestra da professora, Margarete Tironi, com o tema, Reflexões Sobre a Biodiversidade.

Até a formatura no mês de novembro de 2018, os novos alunos protetores apreenderão Noções de Ecologia, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos, Gestão da Flora e fauna, Unidades de Conservação e outros assuntos relacionados ao meio ambiente. Participarão de atividades extracurriculares como eventos de cunho ambiental, palestras, seminários, campanhas educativas, acampamentos e viagens de estudos.

Os jovens serão capacitados para atuar como defensores ambientais, multiplicadores dos saberes ecológicos, participando ativamente do desenvolvimento sustentável da região durante a formação e, mais ainda posteriormente.

Em sua fala, o comandante do 2°Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Tenente – Coronel PM JORGE LUIZ Haack, falou do orgulho da educação ambiental, que em Chapecó está completando 11 anos, com 454 protetores ambientais formados em 09 municípios da região e o pioneiro na formação de uma turma de Protetor Ambiental indígena, na Aldeia Toldo Chimbangue. Da importância das atitudes dos novos alunos, que farão a diferença neste mundo para vê-lo melhor, que o investimento na educação ambiental gerará melhores dividendos.Encerrou parafraseando Willian Shakespeare: “Ser grande é abraçar uma grande causa.”

Texto e fotos:3°Sgt Celiane Schaefer