Polícia Militar Ambiental participa de Simulado da Defesa Civil

Por: Soldado Analu Koniuchowicz, em 21/05/2018

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO. CLIQUE AQUI.

Nos dias 15 a 17 de maio, Blumenau, Gaspar, Pomerode e Itajaí foram palco da Simulação Integrada de Resposta a Desastres, evento coordenado pela Defesa Civil de Santa Catarina, que contou com a participação da Polícia Militar de Santa Catarina, do Corpo de Bombeiros Militar, Samu e Exército Brasileiro.

O Programa Batalhão de Ajuda Humanitária (BAHU), unidade da PMSC subordinada ao Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA) participou com todo seu equipamento e efetivo treinado, os quais atuaram nas ações simuladas durante os três dias do evento.

A Polícia Militar Ambiental realizou oficinas de transposição de curso de água, direção de veículos 4x4 e montagem de barreiras de contenção para vazamento de óleo e outras substâncias em rios.

O objetivo do simulado foi para preparar o efetivo para o pronto emprego em eventos de natureza adversa, variando de pessoas perdidas ou acidentadas na mata, até desastres naturais, como vendavais, terremotos e deslizamentos de terra.

Nesta operação, a Polícia Militar de Santa Catarina estabeleceu juntamente aos batalhões de área e suas unidades especializadas, atividades e oficinas para mensurar o poder de resposta do efetivo em situações de desastres.
Ao término do exercício, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, visitou juntamente com o 2º Subchefe do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro, general de divisão Altair José Polsin, a região do simulado e a estrutura do posto de comando montada para o evento.

Texto e fotos: Soldado Analu Koniuchowicz, P5 CPMA