BAIXE GRATUITAMENTE O LIVRO: "e;MORTOS SEM SEPULTURA"e; O DESAPARECIMENTO DE PESSOAS E SEUS SEDOBRAMENTOS

Publicado em: 15/07/2016

Em março de 2014 a PalavraCom Editora lançou a obraMortos sem sepultura, produzida pelo militar (à época major e atual tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina) Marcus Claudino, na qual revelava o drama dos desaparecidos. Ao longo do processo de edição, percebi o quanto a frieza dos números ocultava a dor da ausência inexplicável, sentida por mães (em especial), pais, familiares e amigos.

Claudino elaborou um trabalho de brilhante rigor estatístico e incluiu orientações de larga utilidade aos que vivem ou podem viver esse flagelo. O mais importante: o número de desaparecidos ultrapassa a percepção que a sociedade tem do problema. Todos os anos aproximadamente 200 mil pessoas desaparecem no Brasil, das quais 40 mil são crianças e adolescentes. O dado é assustador: equivale à população de uma cidade brasileira de porte médio.

Desde então passei a enxergar esta situação sob outra abordagem. E sempre que pude, colaborei com a causa de quem procura um ente querido.

A ideia de deixar acessível – em PDF – o conteúdo integral da obraMortos sem sepulturaé outro passo nesta direção. Esperamos que seja proveitosa. As citações são livres, desde que respeitem a fonte.

Boa leitura!

Carlos Stegemann

Diretor Editorial

PalavraCom Editora