Aviação (BAPM)

Batalhão de Aviação da Polícia Militar - (BAPM)

O Batalhão de Aviação da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (BAPM) iniciou suas atividades em 1986, com uma aeronave alugada, um helicóptero Bell 206 Jet Ranger, com o propósito de realizar missões de resgate, busca, salvamento, defesa civil, defesa do meio ambiente, atendimento de ocorrências policiais de grande vulto, transporte de autoridades e apoio aos diversos órgãos públicos.


No início dos anos 90, a corporação passou a formar seus pilotos e tripulantes, visando recomeçar suas atividades aéreas, o que foi efetivado em 1994, ano em que foram alugados dois helicópteros Esquilo AS350B.


Em 2002, com a publicação da portaria no 042/PMSC, foi institucionalizado o Grupamento Aéreo da Polícia Militar - GRAER, sendo que em 8 de maio de 2008, através do Decreto nº 1.392, de 28 de maio de 2008, foi elevado a Batalhão de Aviação da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (BAPM), também com a implantação efetiva operacional da 2ª Companhia do BAPM, na cidade de Joinville, para atender a região Norte do Estado. Neste mesmo ano de 2008, com a integração das aeronaves de asas fixas à sua frota, o BAPM aumentou sua capacidade de atuação na prestação de serviços à sociedade.


No ano de 2015, foi ativada a 5ª Companhia de Aviação, em Lages, passando o BAPM a executar suas missões na região da serra catarinense.


Atualmente o BAPM está subordinado ao Comando de Apoio Especializado da Polícia Militar (CAEPM), e conta com o efetivo de 72 policiais, entre eles, comandantes de aeronaves, comandantes de operações, tripulantes operacionais multimissão, apoio solo e funções administrativas. Conta também com cinco aeronaves, sendo dois helicópteros Esquilos, um helicóptero Koala e dois aviões, um monomotor Embraer 711 – Corisco, e um avião bimotor Embraer 810 - Seneca II.


Desde o início das operações em 1986, o BAPM realizou mais de 30 mil missões, tendo atuado diretamente no salvamento, resgate e transporte de mais de 10 mil vítimas de acidentes, traumas e doenças de diversas naturezas, além das operações policiais e outras ocorrências.

Galeria de Imagens

BAPMBAPM