Brasão da Polícia Militar de Santa Catarina



Descrição Heráldica

O Brasão de Armas da PMSC é representado por um escudo português ou arredondado, cortado em chefe. Sobre o campo Vermelho, goles, no cantão dextro as duas pistolas cruzadas de metal ouro, símbolo universal de Polícia e no cantão Sinextro do chefe, encruzadas uma chave, que lembra ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem, e uma âncora, significando que o Estado é marítimo, ambas em metal ouro.

No centro, coração, ocupando a faixa o por do sol por trás das montanhas, em duas cores originais, representando as belezas naturais da nossa terra e na ponta, a fachada de uma fortaleza, também em suas cores originais, representando os diversos fortes existentes no litoral do Estado que ao longo dos séculos defenderam a integridade física e a independência do nosso território; neste escudo também representa a POLÍCIA MILITAR como sentinela e guardiã da sociedade na qual esta inserida.

Sobre o escudo uma estrela de cinco pontas em metal ouro,debruçada de filete estreito de sable, carregada do barrete phrygio, de Vermelho, goles, o qual simboliza as forças republicanas que nos regem.

Circundando o escudo, um ramo de trigo, do lado direito e um café do lado esquerdo, ambos em suas cores naturais, simbolizando a lavoura da serra e do litoral. Os dois estão ligados por um laço com pontas flutuantes, de Vermelho, goles, com dístico “05 DE MAIO 1835” de branco.

Lançamento

O estudo heráldico e seus traçados foram propostos pelo Ten Cel PM Joféli Paes de Carvalho, da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, quando aluno do CSP/84 realizados no CEPM desta PMSC, e se destina a marcar o ano do Sesquicentenário da Corporação.
O Brasão de Armas da PMSC foi lançado em ato público solene, em 03 Mai 1985, no Salão Nobre e na presença de varias autoridades publicas e convidados, como mais um evento ligado aos festejos comemorativos aos 150 anos da Corporação.