Alunas de Moda da Udesc apresentam sugestões ao uniforme da PM

Por: Cabo Rodrigo Costa, em 06/06/2018


O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 6, em seu gabinete, no Quartel do Comando-Geral (QCG), na Capital, com integrantes da comissão que vêm avaliando e desenvolvendo alterações no uniforme operacional da corporação.
Na ocasião, por volta das 15h, acompanhado do subcomandante-geral, coronel Cláudio Roberto Koglin, e demais oficiais, o coronel Araújo Gomes recebeu duas alunas da 5ª fase do Curso de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Ana Paula Ferreira Machado e Fernanda Gonçalves de Souza, que fizeram apontamentos e apresentaram sugestões ao uniforme atual, pautadas em estudo e pesquisas realizadas por elas, que também contaram com o apoio da aluna Elisa Anselmo.

Desde o contato inicial, o trabalho de avaliação, pesquisa e consultoria já chega no seu sexto mês e vem sendo desenvolvido em parceria com a Inventório, empresa júnior de Design e Moda da Udesc.
Além das alunas, o encontro também contou com a presença do representante da empresa 5.11 Tactical, Guilherme Kasper, que acompanhou a apresentação e também fez suas considerações, frente ao know-how que sua marca possui, e também por atender as principais forças policiais no âmbito internacional.
No encontro, as alunas apresentaram um novo conceito, com modelagens sugeridas, alterações no corte e tecidos especiais. Da mesma forma, propuseram alterações na tonalidade da cor, bem como quanto ao calçado e cobertura mais adequada. Paralelamente às novas ideias, policiais já vêm testando uma sugestão de "novo fardamento" na área do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Balneário Camboriú.
Para isso, elas ouviram policiais e também realizaram pesquisas online, tudo com o propósito de buscar um maior conforto e adequação às reais necessidades operacionais. "Ouvimos policiais em Florianópolis e em São Joaquim, com o intuito de saber das reais necessidades de quem trabalha em regiões frias e também daqueles que lidam com o calor do verão", explicou a acadêmica Ana Paula. "Percebemos que muitas vezes o uniforme se apresenta frio quando deveria ser mais quente e vice-versa", emendou a aluna Fernanda Gonçalves de Souza.
“Precisamos, de fato, resgatar o conceito uniforme”, comentou o subcomandante-geral, coronel Koglin. “Infelizmente, hoje em dia temos ´multiformes´”, brincou.
Já em sua fala, o comandante-geral manifestou seu agradecimento pelo trabalho desenvolvido, parabenizando os apontamentos e sugestões. “Olha, são percepções que vêm de encontro a nossa expectativa. Muitas considerações fazem todo sentido e nos fazem olhar por um ângulo diferente aquilo que precisávamos repensar”, colocou o coronel Araújo Gomes. “Tenham certeza que esse é o ponto de partida para mais uma discussão que iremos iniciar”, completou.
Fotos: 3º sargento RR Paulo Santana/CCS

Ultimas Notícias Institucionais

  • Visita

    Itapoá: crianças visitam o quartel ...
    06/07/2018
  • Fronteira contra as Drogas

    Dionísio Cerqueira foi palco da form...
    06/07/2018
  • Continente

    22º BPM realiza reunião do programa...
    05/07/2018
  • 1ª Companhia

    Em Camboriú, PM realiza formatura do...
    05/07/2018
  • 25 anos

    2ª Companhia de Joinville é homenag...
    05/07/2018
  • GECt

    Guarnição Especial de Curitibanos t...
    05/07/2018
  • PMSC Mobile

    Comitiva da Polícia Militar de Tocan...
    05/07/2018
  • GECt

    Timbó Grande: PM contribui com a cam...
    04/07/2018
  • Chapecó

    2º BPM promove festa junina e o 1º ...
    04/07/2018
  • 20º BPM/Fron

    Arabutã: mais 41 alunos são certifi...
    04/07/2018