Rede de Vizinhos é implantada em Descanso

Por: Soldado Patrícia Mottes, em 06/10/2017


Na noite de quinta-feira, 5, foi implantada a primeira célula do programa Rede de Vizinhos no município de Descanso com participação de 26 famílias do Loteamento Vila Real.

O Programa é uma estratégia de policiamento, que parte da formação de uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar para analisar e discutir os problemas de segurança pública e as possíveis formas de solução. Pautado na filosofia de polícia comunitária, o programa reúne vizinhos de uma determinada localidade, rua ou bairro para atuarem em cooperação e se associarem no intuito de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, da rua ou mesmo do prédio, bem como melhorar a interação entre polícia e comunidade e aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública e garantir a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

Com os vizinhos unidos e interligados em rede, a comunicação fica mais fácil e, sobretudo, mais rápida, sendo possível identificar, dificultar e inibir a ação de criminosos e contraventores. A comunidade é orientada e treinada para perceber a presença ou circulação de pessoas suspeitas e sinais de possíveis delitos sendo praticados, não apenas em sua residência ou empresa, mas em qualquer uma da vizinhança.

Texto e fotos: PM de Descanso

Ultimas Notícias Institucionais