Coronel Nazareno lança livro sobre Polícia Comunitária

Por: 928161, em 18/09/2009


Aconteceu no fim da tarde de ontem, dia 17, em Criciúma, o coquetel de lançamento do Livro “Polícia Comunitária - Construindo Segurança nas Comunidades” escrito pelo comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Nazareno Marcineiro.

 

 

O coquetel de lançamento foi prestigiado pelo excelentíssimo senhor, senador Raimundo Colombo, pelo secretário de desenvolvimento regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso, pela Juíza de Direito, doutora Janice Goulart Garcia Ubiali, pelo comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Gilmar Luiz Mônego, pelo comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Márcio José Cabral, por vereadores do município de Criciúma, por representantes da Universidade do Extremo Sul Catarinense, empresários, colegas de farda, amigos e familiares. 

 

A obra, que tem como autor do prefácio o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri, e como autor da apresentação o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo José Benedet, traz consigo a defesa do modelo de Polícia Comunitária, que ganha cada vez mais foco dentro da área da Segurança Pública devido aos bons frutos que se colhe onde é aplicado. A proposta é basear a ação da Polícia em quatro eixos estruturantes a pró-atividade policial militar, proximidade com a comunidade, a ação sobre as causas dos problemas de segurança pública e a formação de parcerias. 

 

Segundo o coronel Nazareno, que estuda o tema há 14 anos, o livro aborda, com uma linguagem acessível, a história do nascimento da força de Segurança Pública nas sociedades e relaciona o modelo antigo de polícia com a nova proposta, na qual todos os integrantes da sociedade contribuem na construção da segurança.

 

Comentário

 

“Neste livro, o coronel Nazareno Marcineiro consegue um feito raro: esgotar o tema sem esgotar o leitor.

Didaticamente, com leveza e precisão, ele nos guia através de séculos de História, ao longo das muitas mutações sofridas pelo conceito de Segurança, perfilha as várias escolas que ganharam e perderam influência, até chegar, maduro e consciente, ao seu objetivo: a defesa do novo modelo de Polícia – a Polícia Comunitária, também conhecida como Polícia de Proximidade.

 

Uma Polícia que, ao interagir com a comunidade, ao estimular parcerias com amplos setores da sociedade, pode ser muito mais pró-ativa do que reativa.

 

A leitura deste livro, certamente, vai ajudar a influenciar e formar um novo batalhão de adeptos e defensores dessa Polícia cidadã, descentralizada e, por isso mesmo, muito mais eficaz.”

 

(Cel PM João Luiz Botelho - Chefe da Casa Militar)

 

Lançamento em Florianópolis

 

O coquetel de lançamento do livro acontecerá na Capital no dia 1º de outubro, às 19:30h, no clube Barriga Verde dos Oficiais, localizado na rua Lauro Linhares, nº 1250.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Soldado Julia Buss Dias, da seção de Comunicação Social do 9ºBPM)


Ultimas Notícias Institucionais

  • Laguna

    28°BPM: PM participa de campanha sol...
    18/02/2019
  • 2ºBPMA

    PMA de Chapecó tem novo comando
    18/02/2019
  • 18º BPM

    Brusque: PM realiza reunião de volta...
    14/02/2019
  • Em Lages

    Tarde marca despedida, homenagens e t...
    14/02/2019
  • 11º BPM

    Polícia Militar realiza operação n...
    14/02/2019
  • 11°BPM

    Fronteira: ''Notificações do Bem'' ...
    13/02/2019
  • Passagem de Comando

    BAPM: 1ª Companhia tem novo comandante
    13/02/2019
  • Fronteira

    11°BPMFron e Unoesc firmam parceria
    13/02/2019
  • Blumenau

    Comandante Regional visita 10º BPM
    13/02/2019
  • Reserva

    Laguna: sargento Machado pede reserva...
    12/02/2019