Polícia Comunitária: Livro do coronel Nazareno será lançado quinta-feira na Capital

Por: 920229, em 28/09/2009


Acontece na noite da próxima quinta-feira, 1º, no Clube Barriga Verde dos Oficiais da Polícia Militar, o lançamento de “Polícia Comunitária: construindo segurança nas comunidades”, livro de autoria do coronel Nazareno Marcineiro, da Polícia Militar catarinense.    

Esta é mais uma obra que se soma à escassa produção literária brasileira sobre a temática. O texto, cujo prefácio e apresentação são, respectivamente, de autoria dos secretários nacional e estadual de Segurança Pública, é dividido em seis capítulos, onde são apresentados, além de um referencial histórico de evolução do trabalho da polícia e da filosofia de polícia comunitária, os quatro eixos estruturantes de uma polícia eficiente e eficaz como prestadora de serviço numa sociedade com as características sócio-política-econômica-cultural do Brasil contemporâneo.

Ao longo dos capítulos são apresentados argumentos e ferramentas administrativas que permitem, sem desconsiderar o “status quo”, evoluir para práticas de preservação da ordem pública que se adeqüem aos sãos princípios de um Estado Democrático de Direito, respeitando as peculiaridades de cada comunidade na construção de uma segurança cidadã.

Segundo o autor, referenciando frase do secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, que prefacia o livro, Polícia Comunitária é, realmente, um ideal a ser perseguido, pois não é possível esperar que da noite para o dia todos os princípios, pressupostos e ferramentas dessa filosofia de trabalho policial passem a ser utilizados à revelia da cultura instalada na polícia e no povo brasileiro, consolidada ao longo de um grande período de tempo por práticas reativas e dominantemente repressivas. “É preciso primeiro fazer a polícia de proximidade com o cidadão e evoluir para a polícia comunitária”, diz o coronel Nazareno.

Na oportunidade a obra do capitão José Geraldo Rodrigues de Menezes “A Tragédia do Morro do Baú”, que relata o desastre natural ocorrido em Santa Catarina em dezembro de 2008, estará sendo da mesma forma exposta e divulgada.

 

O QUE: Lançamento de Polícia Comunitária: construindo segurança nas comunidades, do coronel Nazareno Marcineiro
ONDE: Clube dos Oficiais da Polícia Militar
Av Madre Benvenuta – Trindade – Fpolis
QUANDO:  Quinta-feira,
1º Out, às 20h00min

 

(Centro de Comunicação Social)

Ultimas Notícias Institucionais

  • 7ª RPM

    Blumenau: confraternização marca de...
    17/01/2019
  • Na Itália

    Oficial da PMA realiza Curso de Crime...
    17/01/2019
  • Especialização

    Policial de SC conclui curso de Polic...
    17/01/2019
  • 12ª RPM

    PM faz reunião com a Câmara de Vere...
    09/01/2019
  • Processo seletivo

    Oportunidade: abertas as inscrições...
    09/01/2019
  • 12º BPM

    Admirador da PM recebe surpresa em su...
    07/01/2019
  • 11°BPM/Fron

    Operação Veraneio é realizada no E...
    04/01/2019
  • Lages

    6º BPM encerra 2018 com quase 670 mi...
    03/01/2019
  • 19º BPM

    Polícia Militar de Balneário Arroio...
    31/12/2018
  • 13º BPM

    PM de Rio do Sul realiza sonho de men...
    28/12/2018