Balneário Camboriú sedia 18º Seminário Estadual do Proerd

Por: Soldado Rodrigo Costa, em 01/12/2017


Nos dias 29 e 30 de novembro, aconteceu em Balneário Camboriú o 18º Seminário Estadual do Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Santa Catarina. Duzentos e setenta e cinco instrutores Proerd, de todo o Estado, participaram do evento.

Ao todo, o programa já formou mais de 1,3 milhão de crianças nestas quase duas décadas de atividades desenvolvidas em Santa Catarina.

Com o tema “Rumo aos 20 Anos”, o seminário aconteceu nas dependências do Hotel Sibara, onde foram realizadas diversas atividades de formação e integração para os policiais.

No primeiro dia de evento, o subtenente Alcione Donisete Mota relembrou parte da história do Proerd em Santa Catarina. Na ocasião, ele falou sobre a evolução e as principais conquistas nestes quase 20 anos. Também contou como aconteceu a sua implementação em Lages, o primeiro município a receber o programa no Estado.

Em seguida, a pedagoga Roseane Rodrigues Martins Pereira falou sobre as mudanças pedagógicas do programa, nessas duas décadas, e sobre a importância do policial estar constantemente preparado, didaticamente, para bem desenvolver o trabalho com as crianças.

Ainda no primeiro dia, ocorreu também a palestra do 3º sargento João Roberto Marcelino, que abordou o tema Gerenciamento de Estresse. Um assunto extremamente pertinente às atividades desenvolvidas pelos policiais militares.

Já o segundo dia iniciou com a palestra do jornalista e escritor Marcos Piangers, com o tema “Do que meus filhos precisam”. Com o sucesso de seu livro “O Papai é POP”, o jornalista falou sobre a transformação ocorrida em sua vida com a vinda da paternidade. Piangers trouxe retratos cotidianos e recortes do dia a dia, alertando para a importância de vivenciarmos a vida junto às crianças.

Na sequência, aconteceu o ato de entrega de Medalhas Proerd. Instituída em 2009, a condecoração tem como objetivo homenagear pessoas físicas e jurídicas, civis e militares, personalidades, órgãos públicos nacionais ou estrangeiros que tenham contribuído com o fortalecimento do programa.

Por fim, ocorreu o encerramento do evento, que contou com a presença do subcomandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Giovanni Cardoso Pacheco, o chefe da Diretoria de Pessoal, coronel Jeferson Bráz de Oliveira e o comandante do 12ºBPM, tenente-coronel José Evaldo Hoffmann Júnior, que na ocasião se fez presente representando o comandante da 3ª Região de Polícia Militar.

Ultimas Notícias Institucionais

  • Visita

    Itapoá: crianças visitam o quartel ...
    06/07/2018
  • Fronteira contra as Drogas

    Dionísio Cerqueira foi palco da form...
    06/07/2018
  • Continente

    22º BPM realiza reunião do programa...
    05/07/2018
  • 1ª Companhia

    Em Camboriú, PM realiza formatura do...
    05/07/2018
  • 25 anos

    2ª Companhia de Joinville é homenag...
    05/07/2018
  • GECt

    Guarnição Especial de Curitibanos t...
    05/07/2018
  • PMSC Mobile

    Comitiva da Polícia Militar de Tocan...
    05/07/2018
  • GECt

    Timbó Grande: PM contribui com a cam...
    04/07/2018
  • Chapecó

    2º BPM promove festa junina e o 1º ...
    04/07/2018
  • 20º BPM/Fron

    Arabutã: mais 41 alunos são certifi...
    04/07/2018