Chapecó: emoção e homenagens marcam solenidade no 2ºBPM/Fron

Por: Cabo Aérikison Rifam Laurindo, em 11/08/2017


Na tarde desta sexta-feira, 11, data magna do Estado de Santa Catarina, aconteceu no pátio do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2ºBPM/Fron), a solenidade onde foram realizadas homenagens e promoções de policiais militares.

O evento foi presidido pelo comandante do 2ºBPM/Fron, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de muitos familiares dos promovidos e homenageados.

Iniciando os atos, foi realizada a entrega de elogios e troféus aos policiais militares destaques, dos meses de junho e julho, em Chapecó, que foram a soldado Caroline Plestsch e soldado Guilherme Donatti, respectivamente.

Logo após, policiais militares que ingressaram na reserva remunerada (RR), depois de terem completado trinta anos de serviços prestados à sociedade catarinense, foram agraciados com Diploma de Honra ao Mérito. Na ocasião, o 1º sargento RR Jaíro Osni Camargo, a 3º sargento RR Clair Necker de Moura e o 3º sargento RR Luiz Adelar Pavão receberam a homenage.

Logo depois, iniciando os atos de promoção, foi a vez das promoções dos praças, onde foram promovidos a 2º sargento, o 3º sargento Avelino dos Santos, de São Lourenço do Oeste; o 3º sargento Pedro Antonio Ferrarim, de Águas Frias; e promovido à graduação subtenente, o 1º sargento Roberto Nazário de Oliveira, de Pinhalzinho.

Ainda na promoção de praças, foi a vez do cabo Rodinei Longuinotti, de Coronel Feitas, que foi promovido por ato de bravura, por na noite do dia 2 de junho de 2016, na cidade de Coronel Freitas, ter realizado, sozinho, a prisão de três assaltantes.

Passando à promoção de oficiais, a 2ª tenente Débora dos Santos, subcomandante da 3ª Companhia/2ºBPM/Fron, responsável pelo policiamento operacional de Chapecó e parte da região, foi promovida ao posto de 1ª tenente.

Os promovidos a capitão foram o 1º tenente Neivo Risson, comandante da 3ª Companhia/2ºBPM/Fron, que faz o policiamento operacional de Chapecó e parte da região; o 1º tenente Felipe Zanin Brezolin, comandante da Companhia de Patrulhamento Tático do 2ºBPM/Fron, que engloba o Canil, o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e a Cavalaria; e o 1º tenente Vilmar Rosa, comandante da 5ª Companhia do 2ºBPM/Fron, com sede em São Lourenço do Oeste.

No mesmo momento da solenidade, foram entregues as insígnias de capitão, ao 1º tenente Genir Antônio Rigo, do 20º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Concórdia. Uma história especial em participar marca a trajetória do capitão Rigo, que superando diversas barreiras, nunca desistiu da carreira de oficial da PM.

Ainda recebeu suas insígnias de major a capitã Andreia Cristina Fergitz, que atualmente responde pelo administrativo da 4ª Região de Polícia Militar/Fronteira (4ªRPM/Fron).

Na carreira militar, o ato de promoção exprime a mais justa forma de reconhecimento pelos serviços prestados durante o transcurso de um determinado tempo. Contudo, a elevação ao cargo superior, embora represente um avanço na carreira militar, tem fundamentalmente, o condão de agregar ao promovido as responsabilidades e atribuições inerentes ao seu novo cargo, visando sempre a excelência na prestação do serviço público.

Em seu discurso, emocionado, o comandante do 2ºBPM/Fron, tenente-coronel Ricardo saudou de forma especial os presentes, sempre com grande destaque aos policiais militares da base, que operacionalizam as ações. Elogiou os policiais destaques, os policiais da reserva e parabenizou os promovidos. Deu destaque especial nas palavras dirigidas ao capitão Rigo, pois quando o tenente-coronel PM Ricardo entrou para o curso de oficiais, o capitão Rigo também estava no mesmo certame, mas, mesmo também aprovado, não pode incorporar por regras da época que não se aplicam mais, já que ele possuía um filho.

O comandante destacou a luta e persistência do capitão Rigo, buscando o sonho e superando todas as dificuldades, concitando todos os policiais a perseguirem seus sonhos de evolução. Por fim, desejou a todos um feliz Dia dos Pais.

Encerrando a solenidade, a tropa formada, com a presença do Curso de Formação de Soldados (CFSd) de Chapecó, desfilou em continência ao comandante do 2ºBPM/Fron.

Fotos: soldado Cima, P5/2ºBPM/Fron

Ultimas Notícias Institucionais

  • 13º BPM

    Rio do Sul inicia mais uma edição d...
    14/12/2017
  • 13º BPM

    PM de Ituporanga adquire etilômetro ...
    14/12/2017
  • Reconhecimento

    Comandante do 18º BPM recebe homenag...
    14/12/2017
  • 13º BPM

    Lontras: policiais militares são hom...
    14/12/2017
  • Em Joinville

    8º BPM forma mais de 4 mil alunos no...
    13/12/2017
  • Reforço policial

    Na Capital: PMSC forma 404 novos sold...
    13/12/2017
  • Rede Catarina

    Chapecó: PM apresenta resultados da ...
    13/12/2017
  • Olimpíadas

    Canoinhas: Sefid promove a 1ª Olimpí...
    13/12/2017
  • 7º BPM

    São José: policiais participaram de...
    13/12/2017
  • Comemoração

    PMA realiza formatura de Curso de Pat...
    12/12/2017