Chapecó: Proerd forma mais 1.285 alunos

Por: Soldado Gelciane Silva Cima, em 14/07/2017


Nos dias 11 e 12, foram realizadas no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, as solenidades de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Durante os dois dias, 1.285 alunos, de 28 escolas do município de Chapecó, se formaram no programa

Em 18 anos o Proerd formou 107.019 crianças na área de atuação do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2ºBPM/Fron) e 54.270 crianças só na cidade de Chapecó.

Nos dois dias, a emoção foi constante, para crianças, familiares, autoridades militares e civis que estiveram presentes no Centro de Eventos.

O início de cada solenidade foi marcado por um recado do Galvão Bueno para todas as crianças. Após o leão Daren, que é um símbolo de força e garra na luta contra as drogas, entrou de motocicleta e convidou todos os presentes para cantar a canção do Proerd.

Em seguida, todos foram surpreendidos pelos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd), que ocorre 2º BPM/Fron, em Chapecó, que entraram marchando e cantando a canção Fibra de Heróis. Após, cantaram o Hino Nacional Brasileiro, sem acompanhamento de som, e saíram do palco cantando a canção da Polícia Militar.

A apresentação chamou a atenção de forma positiva, principalmente das crianças, inclusive, despontando em algumas e dando a certeza a outras, que querem ser policiais quando crescerem.

Na sequência, em ambas as noites, os presentes puderam prestigiar duas apresentações artísticas de música e dança e compreender melhor o programa, através de um vídeo institucional que foi projetado em um telão.

Após as apresentações, foi realizada a leitura das redações Proerd e chamado ao palco todos os alunos que tiveram sua redação classificada. Cada turma teve uma redação escolhida, através de avaliação realizada pelos policiais militares instrutores Proerd. O aluno que teve sua redação classificada foi agraciado com um leão Daren e um vale lanche "Pasteca Proerd". Em cada noite, três alunos classificados, foram convidados a realizar a leitura de sua redação, no palco.

O leão Dáren, o mascote da Chape, jogadores e autoridades militares e civis realizaram a entrega dos prêmios.

Na solenidade do dia 11, durante a leitura das redações, foi realizada uma homenagem ao aluno Proerd Erick Tormen, do Colégio Monteiro Lobato, que faleceu no último dia 1º, em um trágico acidente de trânsito. A redação do Erick era uma das redações classificadas. Um colega fez a leitura da redação, com a presença dos familiares do aluno no palco. Foi um momento de grande emoção para todos os presentes. A mãe recebeu o leão Daren que seria entregue para ele.

O tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, comandante do 2º BPM/Fro, fez uso da palavra, onde parabenizou os formandos e lembrou os pais que o Proerd é apenas o primeiro passo da orientação, que cabe a eles cuidar, conversar e orientar seus filhos, lembrando com frequência o perigo que as drogas representam.

Em seguida, as crianças prestaram o compromisso Proerd, e na sequência foi chamado ao palco um representante de cada turma e o professor para a entrega dos certificados.

Para encerrar a formatura, em ambas as noites 11 e 12, foram realizados sorteios de bolas, bicicletas, mascotes e camisetas da Chape. Todas as crianças presentes na formatura participaram do sorteio.


Ultimas Notícias Institucionais

  • 20°BPM/FRON

    PM de Xavantina participa da Semana N...
    21/09/2017
  • Serra Catarinense

    Rio Rufino inicia aulas do Proerd
    21/09/2017
  • 3ª/15ºBPM

    Fraiburgo: sargento Goetten assina re...
    21/09/2017
  • 27º BPM

    PMs de São Francisco do Sul recebem ...
    20/09/2017
  • 13º BPM

    PM participa de palestra educativa em...
    20/09/2017
  • 8ªRPM

    Comandantes das unidades da 8ª RPM p...
    19/09/2017
  • Em Tubarão

    Comandante do Exército presta homena...
    19/09/2017
  • 5º BPM

    Tubarão: Polícia Militar participa ...
    19/09/2017
  • 9ª RPM/Fron

    PM participa do ''Conexão Transfront...
    19/09/2017
  • Reunião de comando

    20ºBPM/Fron reúne comandantes de 13...
    18/09/2017