Chapecó: o mês de novembro foi Azul para os policiais militares do 2º BPM/Fron

Por: Soldado Gelciane Silva Cima, em 06/12/2017


Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde do homem. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

Desta forma, no mês de novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia e do Ministério da Saúde é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos.

Assim, o 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2º BPM/Fron), pensando na saúde dos policiais militares, do sexo masculino, realizou várias atividades, divulgando a importância do cuidado com a saúde do homem.

A primeira atividade foi desenvolvida no dia 17, no auditório da 3ª Companhia do 2ºBPM/Fron, em Chapecó, onde foi realizada uma palestra motivacional com o jogador da Chapecoense, sobrevivente da tragédia, Hélio Hermito Zampier Neto. A palestra foi baseada no livro "Posso crer no amanhã: Relato de Superação e Esperança de Neto, Sobrevivente da Chapecoense", de autoria do atleta, e foi possível através de uma parceria entre o comando do 2º Batalhão, a Chapecoense, a editora e o jogador Neto.

A preocupação com a saúde física e mental deve ser uma constante nas pessoas, mas principalmente para quem está na função de cuidar de outras pessoas, como policiais e bombeiros, pois quem ama se cuida e certamente cuidará melhor e dará mais valor à vida de outras pessoas, também.

Já no dia 23, o Serviço Social da CliniPOM Chapecó, juntamente com a Formação Sanitária da 4ª Região de Policia Militar Fronteira (RPM/Fron), 2º BPM/Fron, 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) realizaram na cabana dos oficiais, o evento Saúde do Militar.

Estiveram presentes oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, de folga e de serviço, inclusive alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da PM. O público presente recebeu orientação sobre cuidados com a saúde, através da palestra proferida pelo 2º tenente médico, Paulo Fett Neto, da 4ª RPM/Fron, e, ao final, participaram de uma dinâmica conduzida pelo cabo PM Marcelo André Wandervald, que fez a entrega de uma caneta na cor azul, como lembrança do encontro e realizou o sorteio de brindes, doados pela Farmácia São Rafael.

Após as palestras, os militares foram agraciados com um coquetel e serviços de saúde como: testes rápidos de hepatite, colesterol, triglicerídeos, acuidade visual, audiometria, cálculo de IMC, corte de cabelo e orientações em geral.

Os parceiros do evento foram: Farmácia São Rafael, Instituto Mix, Universidade de Chapecó (Unochapecó) - curso de farmácia, Secretaria Municipal de Saúde, Nutricionista Flávia Sell, Fonoaudióloga Vanessa Brandalise e Óticas Carol. Todos os parceiros receberam como forma de agradecimento o certificado amigo da Associação Beneficente dos Militares Estaduai (Abepom).

No dia 29, os policiais militares da região da 4ª Companhia do 2ºBPM/Fron também receberam o evento Saúde do Militar na sede da unidade, no município de Xanxerê.

Fotos: soldado Gelciane Silva Cima Lavandoski

Ultimas Notícias Institucionais

  • Visita

    Itapoá: crianças visitam o quartel ...
    06/07/2018
  • Fronteira contra as Drogas

    Dionísio Cerqueira foi palco da form...
    06/07/2018
  • Continente

    22º BPM realiza reunião do programa...
    05/07/2018
  • 1ª Companhia

    Em Camboriú, PM realiza formatura do...
    05/07/2018
  • 25 anos

    2ª Companhia de Joinville é homenag...
    05/07/2018
  • GECt

    Guarnição Especial de Curitibanos t...
    05/07/2018
  • PMSC Mobile

    Comitiva da Polícia Militar de Tocan...
    05/07/2018
  • GECt

    Timbó Grande: PM contribui com a cam...
    04/07/2018
  • Chapecó

    2º BPM promove festa junina e o 1º ...
    04/07/2018
  • 20º BPM/Fron

    Arabutã: mais 41 alunos são certifi...
    04/07/2018