Chapecó: PM divulga registro de queda nos índices de criminalidade

Por: Soldado Gelciane Silva Cima, em 05/07/2018


O município de Chapecó, no primeiro semestre de 2018, apresentou redução nos índices de criminalidade em comparação ao mesmo período dos anos de 2016 e 2017. Se destacam os identificadores relacionados a furtos em residência e comércio, roubos consumados e perturbação do trabalho e sossego alheio.

Ao analisar tais resultados, repassados pelo Pós-Crime da Agência de Inteligência (AI) do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2º BPM/Fron), é possível verificar que a diminuição dos índices se deve diretamente a duas questões especificas: o aprimoramento dos trabalhos de polícia ostensiva focados na prevenção e repressão dos crimes; e uma maior participação e engajamento da sociedade nas ações relacionadas à segurança pública desenvolvidas pela Policia Militar de Chapecó.

Em relação aos trabalhos desenvolvidos pela Policia Militar, merece destaque o policiamento ostensivo realizado pelas guarnições de Radiopatrulha e policiamento especializado, que l tem apresentado alto índice de resolutividade em relação aos crimes verificados, situação visível através do alto número de prisões e apreensões, bem como, o serviço preventivo desenvolvido através de rondas, abordagens e a fiscalização dos apenados do regime aberto (albergados) e saídas temporárias.

Outra questão que tem se mostrado muito efetiva, principalmente em relação à prevenção dos crimes de roubos e perturbação do trabalho e sossego alheio, são as operações de trânsito realizadas pela guarnição de operações, já que essas ações inibem criminosos em potencial de circularem com veículos roubados e portando armas de fogo, ou ainda, motoristas de transitarem sob o efeito de álcool ou consumir bebidas alcoólicas em vias públicas.

Por fim, deve ser evidenciado o serviço de inteligência da Policia Militar, que tem trabalhado no sentido de identificar o foco dos problemas e seus causadores, possibilitando que se direcione o policiamento ostensivo de forma mais eficiente, garantindo maior agilidade e resolutividade dos problemas verificados. Exemplos disso, são o site de cadastro de celulares roubados e os trabalhos desenvolvidos pela guarnição do Pós-Crime em relação aos crimes de roubos.

De outro norte, temos um maior engajamento da sociedade chapecoense nos assuntos inerentes à Segurança Pública. É evidente a maior participação da comunidade nos programas institucionais desenvolvidos pela Policia Militar de Chapecó, seja individualmente, através da Rede de Vizinhos, Conselhos Comunitários de Segurança e denúncias realizadas através do telefone 190 da PM, ou através de entidades públicas das escolas no programa de Rondas Escolares e, ainda, por meio do desenvolvimento de convênios e parcerias com entidades públicas e da iniciativa privada.

Tais exemplos refletem o interesse da sociedade chapecoense no tema segurança pública, e demonstram o quão importante é a participação da comunidade em parceria com a Policia Militar para a redução dos índices de criminalidade, possibilitando que se vislumbre a curto, médio e longo prazo, melhoras significativas na qualidade de vida para todos os cidadãos chapecoenses.

Ultimas Notícias Institucionais

  • Visita

    Itapoá: crianças visitam o quartel ...
    06/07/2018
  • Fronteira contra as Drogas

    Dionísio Cerqueira foi palco da form...
    06/07/2018
  • Continente

    22º BPM realiza reunião do programa...
    05/07/2018
  • 1ª Companhia

    Em Camboriú, PM realiza formatura do...
    05/07/2018
  • 25 anos

    2ª Companhia de Joinville é homenag...
    05/07/2018
  • GECt

    Guarnição Especial de Curitibanos t...
    05/07/2018
  • PMSC Mobile

    Comitiva da Polícia Militar de Tocan...
    05/07/2018
  • GECt

    Timbó Grande: PM contribui com a cam...
    04/07/2018
  • Chapecó

    2º BPM promove festa junina e o 1º ...
    04/07/2018
  • 20º BPM/Fron

    Arabutã: mais 41 alunos são certifi...
    04/07/2018