Chapecó: solenidade emocionante marca os 183 anos da PMSC

Por: Cabo Aérikison Rifam Laurindo, em 04/05/2018


Na manhã desta sexta-feira, 4, no novo pátio de formaturas do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2ºBPM/Fron), ocorreu uma solenidade em comemoração aos 183 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A cerimônia envolveu, além do 2º BPM/Fron, também a 4ª Região de Polícia Militar/Fronteira (4ªRPM/Fron) e o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2ºBPMA).

Participaram da solenidade o prefeito Municipal de Chapecó, Luciano Buligon, o comandante da 4ªRPM/Fron, coronel Clóvis Lopes Colpani, o comandante da 3ª Região de Bombeiros Militar, coronel Luiz Carlos Balsan, o comandante do 2ºBPM/Fron, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, o comandante do 2º BPMA, tenente-coronel Jorge Luiz Haack, dentre diversas outras autoridades civis e militares.

Também foi marcante a presença dos familiares dos promovidos e homenageados, com especial destaque para os familiares dos policiais recentemente tombados, sargento Claudecir Barrionuevo, soldado Caroline Pletsch e sargento Márcio Antônio Fabris.

Além de comemorar o aniversário da PMSC, a solenidade também contou com atos como entrega de brasões de mérito pessoal e medalhas de mérito por tempo de serviço; medalha do mérito da Cavalaria; diploma de honra ao mérito a policiais da reserva; entrega de elogios aos policiais destaques do mês, em Chapecó, e elogios por bons serviços prestados; homenagens a entidades apoiadoras do 2º Batalhão; inauguração da nova arquibancada de formaturas; entrega de homenagens a familiares de policiais tombados e atos de promoção de praças.

Os primeiros atos foram a entrega de brasões de Mérito Pessoal de 1ª, 2º e 3ª categorias; seguido pela entrega de medalhas de tempo de serviço de 10 anos, bronze, 20 anos, prata e 30 anos, ouro. Aproximadamente 30 policiais foram agraciados com brasões e aproximadamente 20 militares agraciados com as medalhas de tempo de serviço.

Complementando a entrega de medalhas, foi a vez da Medalha de Mérito da Cavalaria, entregue a policiais que se destacaram na atividade, o ato ocorreu junto a entrega de Diploma de Honra ao Mérito a policial da reserva remunerada.

Logo após foram prestadas homenagens a pessoas e empresas que contribuíram para a construção da nova arquibancada de formaturas do 2º Batalhão, empresários e entidades que fizeram doações e policiais militares que abraçaram a causa, sendo imprescindíveis para a realização. Junto com a homenagem também foi realizado o corte da fita inaugural.

Em seguida, foi a vez de agradecer às pessoas e entidades que apoiaram a PMSC durante as perdas humanas que o 2º Batalhão sofreu nos últimos meses. Junto a este ato, foi prestada uma homenagem aos familiares do sargento Claudecir Barrionuevo, da soldado Caroline Pletsch e do sargento Márcio Antônio Fabris, sendo entregue a eles uma lembraça em forma de quadro com assinaturas e mensagens dos policiais.

Também foi respeitado um minuto de silêncio, momento em que a emoção tomou conta de todos.

Após o momento de emoção, foi a vez de reconhecer o trabalho realizado pelos policiais militares da sede do 2º BPM/Fron, onde os policiais destaques dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril receberam seus elogios e prêmios, seguindo houve entrega de elogios a policiais militares por bons serviços prestados em ocorrências diversas. No total foram aproximadamente 50 elogios.

Passada a entrega de elogios, foi a vez das promoções, onde três cabos foram promovidos a 3º sargentos, dois 2º sargentos promovidos a 1º sargentos e três 1º sargentos promovidos a subtenentes.

Finalizando os atos, foi a vez da promoção por ato de bravura, onde um soldado foi promovido a cabo por uma ocorrência em 2017, quando, com o risco da própria vida neutralizou um criminoso, que ao ser abordado, pelo policial sozinho, fugiu e começou a atirar contra o PM, que respondeu à injusta agressão. O agressor possuía longo histórico policial e era suspeito do cometimento de vários crimes em Chapecó.

Mais fotos da solenidade aqui

Ultimas Notícias Institucionais

  • São José

    Policiais do Canil Central se despede...
    19/06/2018
  • Blumenau

    10º BPM leva crianças ao cinema
    18/06/2018
  • Capacitação

    Curso de Patrulha Urbana é realizado...
    18/06/2018
  • Aproximação

    Alunos da Escola Professor Mário Xav...
    18/06/2018
  • Caçador

    15°BPM realiza corrida em comemoraçã...
    18/06/2018
  • Conseg

    Nova diretoria do Conselho Comunitár...
    15/06/2018
  • 7º BPM e GMSJ

    Policiais da Patrulha Escolar partici...
    15/06/2018
  • Itajaí

    1ºBPM: policiais se formam no Curso ...
    15/06/2018
  • Aniversário

    PPT do 12º BPM realiza sonho de meni...
    15/06/2018
  • Missão cumprida

    Monte Carlo: sargento Edson Krieguer ...
    14/06/2018