Comandante do 8º BPM é homenageado em solenidade da Cavalaria da Polícia Militar

Por: Cabo Luciano da Silva, em 14/05/2018


Na última quinta-feira, 10, o comandante do 8º Batalhão de Policia Militar, tenenente-coronel Jofrey Santos da Silva, foi homenageado na cerimonia de formatura alusiva ao dia nacional da Cavalaria, realizada no Regimento de Polícia Militar Montada, em São José.


Durante o evento, o comandante Jofrey foi condecorado com a Medalha de Mérito da Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina, em razão dos relevantes serviços prestados à Polícia Montada.


A medalha é constituída pela Cruz Florenciada, pelo cavalo encarneirado e pelas lanças cruzadas.


A Cruz Florenciada simboliza a história da cavalaria, principalmente o período áureo da cavalaria medieval em que as ordens se instauraram para reconhecer as virtudes inerentes ao código de cavalaria, tais como a honestidade, a lealdade, a generosidade, a compaixão, o amor a Deus e a devoção à defesa do próximo.

O Cavalo Encarneirado é o símbolo da relação da unidade militar com o equino, a posição simboliza o valor da coragem e da destreza. As Lanças Cruzadas representam a unidade da cavalaria, por suas armas tipicamente históricas.


O comandante do Esquadrão de Polícia Montada da 5ª Região de Polícia Militar, capitão Eduardo Pires, ressaltou o apoio contínuo dispensado pelo tenente-coronel Jofrey ao Policiamento Montado, sendo um incentivador e apoiador das ações desenvolvidas pela Cavalaria da PMSC, sobretudo na região norte do Estado.


Também foram condecorados com a Medalha de Mérito, o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Alceu de Oliveira Pinto Junior, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Giovanni Cardoso Pacheco, o corregedor-geral, coronel José Aroldo Schlichting, dentre outras autoridades.

Ultimas Notícias Institucionais