Crianças da Vila União visitam o quartel da PMSC e tocam com a banda de música

Por: 3º sargento Erieles Pires Viríssimo , em 04/12/2018


A banda de música da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), “O Piano Catarinense”, contou com um reforço especial no ensaio para o Recital de Natal. Os irmãos Guilherme Gros Carvalho Soares, 6 anos, e Cauã Soares dos Santos, 7 anos, estiveram na tarde desta terça-feira, 4, visitando o Quartel do Comando-Geral da PM e deram show tocando com os policiais militares músicos.

Acompanhados da mãe Claudete Soares e do irmão Luiz Henrique Soares, 11 anos, a dupla de músicos, além de tocar e cantar junto com a banda, conheceu um pouco da estrutura do comando da corporação. O subcomandante-geral, coronel Cláudio Roberto Koglin, acompanhou a apresentação, aplaudiu os meninos e convidou a dupla para participar do Recital de Natal da PMSC que acontece no próximo dia 19.

Os meninos estavam aguardando ansiosos por essa visita. Desde que tocaram pela primeira vez com a banda da Polícia Militar no mês agosto, na operação “Mãos dadas” realizada na Vila União, região do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), eles sonhavam com esse dia. A coordenadora da operação, capitão Gabriela Bortolini, organizou a visita e acompanhou as crianças neste passeio tão especial.

Operação ''Maõs dadas'' (agosto) Foto: divulgação OCP News

A operação "Mãos Dadas" é uma missão em que a corporação leva ações de cidadania às comunidades carentes. O objetivo principal é buscar reduzir ainda mais os índices criminais e levar tranquilidade social as comunidades atuando de forma preventiva, associada a ações de intervenção social por parte de diversos órgãos estaduais e municipais e algumas ONGs. As ações ocorrem no Centro, Norte da Ilha e no Continente.

De acordo com a mãe dos meninos, a vida dos moradores da Vila União melhorou muito após o início da operação, pois agora é possível circular pela comunidade com mais segurança. “Antes, era umas quatro, cinco horas as pessoas já estavam trancadas dentro de casa. Às vezes eu ia buscar o Guilherme na creche cedo e voltava ligeiro quando aquelas ‘piazada’ estavam na rua com arma. Agora tudo tá mais tranquilo, as crianças podem brincar, antes não podiam nem sair de dentro de casa”, contou Claudete.

Durante o passeio as crianças também foram recebidas na Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), onde as soldados Vanessa Marina Moreira Antunes e Marília Matias Kestering Tavares, acompanhadas do rei do pedaço, o leãozinho Daren, fizeram as honras da casa. Teve jogo de capoeira, lanche delicioso, presentes, muitas fotos e diversão. “Gostei muito de cantar com a banda e do leão”, disse o pequeno Guilherme com um lindo sorriso no rosto.

Os meninos ainda passaram pela Sala de Situação, onde fizeram muitas perguntas a cabo Natália Franzen sobre as telas com os mapas de ocorrências e sobre as fotos das modalidades de policiamento que estão no local.

Já na sala do Conselho Estratégico, eles puderam sentar nas cadeiras usadas pelo comandante-geral, subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior-Geral quando realizaram as reuniões para definir as ações da Polícia Militar. “Tem joguinho aqui?”, curioso perguntou o Cauã ao ver todos os equipamentos na mesa de trabalho.

Esse é justamente o objetivo da operação “Mãos dadas”, mostrar aos moradores das comunidades, através de ações, que a Polícia Militar existe para servir e proteger, e seguirá diuturnamente atuando para garantir a segurança dos cidadãos de bem.

Fotos: 3º sargento RR Paulo Santana

Ultimas Notícias Institucionais

  • Natal Solidário

    PM e entidades realizam entrega de br...
    12/12/2018
  • Na Capital

    Fardada, menina comemora seu aniversá...
    12/12/2018
  • Fronteira

    Comandante da 9ªRPM/Fron prestigia ...
    12/12/2018
  • Itajaí

    Mais de mil pessoas participam da 2ª...
    11/12/2018
  • Missão de Paz

    Policiais militares participam de sel...
    11/12/2018
  • Blumenau

    Policiais do 10º BPM participam de p...
    11/12/2018
  • 20º BPM/Fron

    Polícia Militar participa de festa d...
    11/12/2018
  • Visita técnica

    Aspirantes a oficial da Polícia Mili...
    11/12/2018
  • 13º BPM

    Proerd forma mais 58 alunos em Agronô...
    11/12/2018
  • Imbituba

    Polícia Militar promove ação soci...
    11/12/2018