Dia da Mulher: policiais femininas são homenageadas no QCG

Por: Cabo Rodrigo Costa, em 08/03/2018


No início da tarde desta quinta-feira, dia 8, policiais femininas e agentes temporárias do Quartel do Comando-Geral (QCG) e da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF) da Polícia Militar foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. O encontro teve início por volta das 13h e aconteceu na Sala de Ensaios da Banda da PMSC, no QCG, em Florianópolis.

Em meio as melodias, durante a simbólica homenagem, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, também assinou a Diretriz de procedimento permanente nº 03/91/Cmdo-G (atualizada em 08/03/2018), referente a garantias de policiais femininas grávidas ou lactantes e da concessão de licença maternidade e paternidade. “Essa assinatura representa a essência do que deve ser lembrado no Dia Internacional da Mulher. Um dia em que devemos lembrar das dificuldades que as mulheres passam para conquistar os mesmos direitos que os homens”, colocou o coronel. “E o mais desafiador: fazer sem perder suas características femininas”, completou.

Ao falar da mulher, o coronel também destacou, de maneira especial, a forma com que as mulheres se afirmam frente as atividades desenvolvidas pela corporação. Citou, inclusive, uma ocorrência que veio a sua mente, onde uma das policiais ali presentes havia participado, no tempo em que ele estava à frente do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e que ficou registrada em sua lembrança. “Lembro bem do dia em que fomos em um P11 (apoio) no Morro do Horácio, em Florianópolis. Era um confronto com criminosos da região. Logo que chegamos eu vi ela abrigada. E logo ela partiu, combatendo. Ombro a ombro com os demais policiais. Sem distinção”, lembrou.

Mesmo com uma série de barreiras a serem superadas ainda (como a questão dos uniformes e dos banheiros exclusivos), o comandante também destaca a fibra e a importância da figura feminina nas ações da Polícia Militar, tanto na esfera administrativa como no serviço operacional.

“Uma mulher que precisa ser reconhecida e valorizada. Uma mulher que no seu dia a dia encontra a criança perdida. Que prende o pai embriagado que agride a mãe. Que lida com criminosos sem temor”, citou. “Seja embarcada na viatura, ou montada em um cavalo. Seja em uma motocicleta ou em um grupo tático. São mulheres que se adaptam todos os dias e não são tratadas com diferença. É pra essas mulheres que prestamos nossa homenagem”, apontou. “Elas representam todas essas mulheres guerreiras, que conseguem ombrear ao nosso lado sem perder o lado feminino”, destacou.

Também prestigiaram a homenagem o subcomandante-geral da PMSC, coronel Cláudio Roberto Koglin, e o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Giovanni Cardoso Pacheco.

Na ocasião, após o comandante-geral fazer uso da palavra, a Banda da PMSC tocou algumas canções como forma de reconhecimento e agradecimento às mulheres da instituição.

GALERIA DE IMAGENS (clique aqui e confira)

Texto: cabo Rodrigo Costa/CCS :: Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS

Ultimas Notícias Institucionais

  • Itapiranga

    Realizada reunião em Itapiranga para...
    17/12/2018
  • CFC

    Canoinhas: Polícia Militar realiza f...
    14/12/2018
  • Florianópolis

    PMSC forma novos cabos, promove e con...
    14/12/2018
  • Brusque

    Solenidade de formatura do Curso de F...
    14/12/2018
  • CFC 2018

    Solenidade de formatura do curso de f...
    14/12/2018
  • Fronteira

    Fronteira: Polícia Militar realiza f...
    14/12/2018
  • 13º BPM

    PM realiza formatura do Curso de Form...
    14/12/2018
  • 10º BPM

    Formatura do Curso de Formação de C...
    14/12/2018
  • 10ª RPM - Joaçaba

    Solenidade de formatura de cabos é r...
    14/12/2018
  • Joinville

    8º BPM: unidade comemora Jubileu de ...
    14/12/2018