Diretoria da Afapom participa de audiência com comandante-geral da PM

Por: 3º sargento Erieles Pires Viríssimo , em 11/04/2018


Na última quarta-feira, 4, representantes da diretoria e conselho fiscal da Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais e Bombeiros Militares de SC (Afapom) estiveram no Quartel do Comando-Geral para uma visita ao comandante-geral, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior. Participaram da audiência a presidente da entidade, Letícia Silva de Menezes, a tesoureira Rosita Maria Alves, e a presidente do Conselho Fiscal, Cândida Angélica Rauh Pinho.

Na oportunidade, foi entregue ao comandante-geral um convite para a solenidade de inauguração da sede própria da Afapom, ato já programado para o próximo dia 18 de maio, às 10 horas, na Avenida Madre Benvenuta, 265, Bairro Trindade, na Capital, ocasião em que também será realizada a posse de nova diretoria eleita para o biênio 2018-2020.

A inauguração da sede própria sempre foi um sonho acalentado, iniciado em 11 de novembro de 2011, quando do lançamento da pedra fundamental. O terreno foi disponibilizado pelo Governo do Estado e PMSC, em área pertencente ao Centro de Ensino da PM, na Trindade, sob regime de cessão de uso. O prédio foi todo construído com recursos próprios da Associação, sem utilização de verba pública.

O encontro com o comandante-geral foi especialmente dedicado para a apresentação da Afapom e entrega do relatório anual de atividades do ano de 2017.

A Associação

A Afapom é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2006, com reconhecimento de utilidade pública estadual e municipal, que desenvolve ações filantrópicas para apoio e assistência humanitária à família militar estadual, com foco em auxílios médicos e sociais a policiais, bombeiros e dependentes necessitados.

As formas e os tipos de auxílios são sempre de caráter emergencial e executados em parceria e sob orientação dos profissionais de assistência social das corporações, com acompanhamento por suas diretorias setoriais de saúde e assistência social.

Os integrantes da Afapom são todos voluntários, a maior parte composta por mulheres militares já na reserva, esposas de militares, seus dependentes, quer sejam de oficiais ou de praças, ativos ou inativos.A principal atividade é a captação de recursos financeiros para filantropia, o que é obtido anualmente por meio de três importantes frentes de trabalho:

1) resultado de vendas de produtos de artesanato, confeccionados pelas próprias voluntárias;

2) resultado de vendas de bazares beneficentes, obtidos por meio de doação direta de produtos apreendidos pela Receita Federal;

3) resultado de vendas do evento "Café Beneficente", que é executado anualmente com a colaboração de voluntários e entidades parceiras.

Ao longo de todo esse tempo de existência, foram muitas as ações de amparo, assistência e apoio realizadas em prol da família militar de Santa Catarina.

Somente para o Hospital da Polícia Militar (HPM), nos últimos 10 anos já foi repassado valor de mais de um milhão de reais, se forem somadas as quantias investidas e as doações destinadas a melhorias físicas, de insumos especiais e equipamentos.

Também foram inúmeros os casos de auxílio direto a integrantes das corporações, em razão de doenças, medicamentos especiais, acidentes e catástrofes naturais.

A Afapom convida a todos para uma visita em sua nova sede, e está sempre de portas abertas para a adesão de novas voluntárias.

Venha fazer parte!

As reuniões semanais são realizadas às quartas-feiras, a partir das 14h, nos encontros denominados “Café & Arte”.

Se estiver passando pelo HPM, também não deixe de fazer uma visita, nas terças e quintas, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h, na lojinha denominada "Cantinho Solidário", onde são comercializados os itens de artesanato e os produtos dos bazares da Receita Federal.

Informações: Afapom I Fotos:1º sargento RR Aurélio de Oliveira, CCS

Ultimas Notícias Institucionais

  • Visita

    Itapoá: crianças visitam o quartel ...
    06/07/2018
  • Fronteira contra as Drogas

    Dionísio Cerqueira foi palco da form...
    06/07/2018
  • Continente

    22º BPM realiza reunião do programa...
    05/07/2018
  • 1ª Companhia

    Em Camboriú, PM realiza formatura do...
    05/07/2018
  • 25 anos

    2ª Companhia de Joinville é homenag...
    05/07/2018
  • GECt

    Guarnição Especial de Curitibanos t...
    05/07/2018
  • PMSC Mobile

    Comitiva da Polícia Militar de Tocan...
    05/07/2018
  • GECt

    Timbó Grande: PM contribui com a cam...
    04/07/2018
  • Chapecó

    2º BPM promove festa junina e o 1º ...
    04/07/2018
  • 20º BPM/Fron

    Arabutã: mais 41 alunos são certifi...
    04/07/2018