Palhoça: mais de mil alunos se formam no Proerd

Por: Cabo Edy Rosane Dau, em 14/07/2017


Nesta quarta e quinta-feira, 12 e 13, foi realizado no Ginásio de Esportes do Caranguejão, no centro de Palhoça, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Na ocasião, o grupo de policiais do Proerd formou 1.092 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de 15 escolas do município, sendo oito estaduais, seis municipais e uma escola particular. Com este número de formandos, o Proerd do 16ºBatalhão de Polícia Militar (BPM), durante os 17 anos de curso, já formou 27.896 estudantes.
Na solenidade estiveram presentes diversas autoridades, entre elas a deputada estadual Dirce Heiderscheidt, secretária de Educação e Cultura, Shirlei Nobre Scharf, o vice-prefeito e secretário de Desporto e Lazer, Amaro Júnior, o comandante da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Áureo Sandro Cardoso, o comandante do 16º BPM, tenente-coronel Jacob Quint Neto.
No inicio do evento, em sinal de respeito à pátria, todos acompanharam a execução do Hino Nacional. No primeiro dia, o hino foi executado numa versal instrumental (saxofone) pelo sargento Leandro Espíndola Torres Barbosa. No segundo dia, o responsável pelo hino foi o aluno Cesar Augusto, estudante Proerd no ano de 2016.

Ao fazer uso da palavra, o comandante do 16º BPM destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelos policiais junto das escolas ao conscientizar os estudantes sobre a importância de fazerem escolhas responsáveis na vida. Ele destacou ainda que a semente da prevenção foi plantada na vida dos alunos e que cabe aos pais auxiliar regando esta semente e a cultivando para crescer e dar bons frutos.
No primeiro dia, a diretora da Escola Básica Profº. Neri Brasiliano Martins, Roselandia Zeneide Laurentino, recebeu o certificado de conclusão do curso pelos alunos, fazendo assim uma entrega simbólica a todos os diretores e escolas que participaram do programa no primeiro semestre de 2017.
No segundo dia, quem recebeu o certificado simbólico foi a diretora da Escola de Ensino Fundamental Profª Maria do Carmo de Souza, Silvia Isabel Gonçalves Ávila.
Durante as cerimônias, houve o compromisso Proerd prestado por todos os alunos, de ficarem longe das drogas e da violência. Também aconteceu a premiação de 41 alunos destaques em suas turmas, que elaboraram uma redação destacando todo seu aprendizado e a importância do Proerd em suas vidas.
Também foi feita a entrega do certificado de qualificação dos professores de 40 horas aula, e foram presenteados com uma flor como forma de gratidão e reconhecimento pelo apoio prestado. Dois mascotes do Proerd, o leão Daren, foram sorteados entre as docentes.
Na solenidade, ainda foi realizada a homenagem aos colaboradores do programa, entre eles o vice-prefeito, Amaro Júnior, a colunista do Jornal A Folha, Joseni Claudia Gomes Nascimento, entre outros agraciados.
No final das formaturas houve o sorteio de brindes e bicicletas. A festa encerrou com os estudantes e policiais cantando e dançando a canção do Proerd.


Texto: cabo Alexandre Lucas Schütz - Proerd/16º BPM I Fotos: cabo Edy Rosane Dau P-5/16º BPM

Ultimas Notícias Institucionais

  • 13º BPM

    PM de Ituporanga adquire etilômetro ...
    14/12/2017
  • Reconhecimento

    Comandante do 18º BPM recebe homenag...
    14/12/2017
  • 13º BPM

    Lontras: policiais militares são hom...
    14/12/2017
  • Em Joinville

    8º BPM forma mais de 4 mil alunos no...
    13/12/2017
  • Reforço policial

    Na Capital: PMSC forma 404 novos sold...
    13/12/2017
  • Rede Catarina

    Chapecó: PM apresenta resultados da ...
    13/12/2017
  • Olimpíadas

    Canoinhas: Sefid promove a 1ª Olimpí...
    13/12/2017
  • 7º BPM

    São José: policiais participaram de...
    13/12/2017
  • Comemoração

    PMA realiza formatura de Curso de Pat...
    12/12/2017
  • RPMMon

    Cavalaria participa da 8ª Etapa do R...
    12/12/2017