10º BPM: mês de março é marcado por operações

Por: Soldado Sarah Carolline Campos Soares, em 11/04/2018


No último mês de março, em Blumenau, com o objetivo de impedir a prática de crimes contra pessoas e o combate ao tráfico de drogas, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deflagrou quatro operações: Pareto, Litotripsia, Velhapast e Adsumus.

A atribuição do nome de todas as ações se deu visando fomentar o propósito de cada trabalho. Operação Pareto, em referência ao “Princípio de Pareto”. Litotripsia, em alusão à técnica médica de esmagamento para redução do tamanho dos cálculos, demonstrando a força e a presença policial. Velhapast, denominação conferida às terras que hoje compreendem a região oeste de Blumenau, objetivando o resgate da tranquilidade e sossego característicos daquela época. Ao fim, operação Adsumus, que por ter em sentido próprio o significado de “estar presente”, reflete o estado permanente de prontidão da Polícia Militar de Santa Catarina.

Desta forma, levando em consideração os índices e as áreas mais sensíveis da cidade, policiais realizaram barreiras policiais itinerantes, varreduras, patrulhas a pé e de viaturas, por meio de cercos, para que nenhuma pessoa em atitude suspeita conseguisse escapar sem ser abordado.

Em uma das operações, foram reunidos cerca de 140 policiais de seis batalhões da região. Assim, por meio do sistema de gerenciamento da Polícia Militar e com o apoio das informações fornecidas pela Agência de Inteligência (AI), a distribuição das barreiras, em conjunto com patrulhas e cercos realizados pelas equipes especializadas do batalhão, fez com que os objetivos de todas as operações fossem alcançados.

“O propósito das operações foi plenamente alcançado. Sobretudo quanto ao aspecto da prevenção, já que nenhum indivíduo em atitude suspeita conseguiu escapar sem ser vistoriado. Ao longo das ações, as abordagens foram precisas, tendo em vista que recaíram em indivíduos que já possuíam mandados de prisão ativos ", afirmou o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Jefferson Schmidt.

No total de quatro operações, foram vistoriados 1.259 veículos, realizadas abordagens em 611 pessoas, resultando em 24 suspeitos detidos e conduzidos à Central de Polícia por diversos motivos, como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, mandados de prisão ativos, etc.

Foto: Giovanni Silva.

Ultimas Notícias Operacionais

  • 21º BPM

    PM recupera veículo e apreende adole...
    06/07/2018
  • Veículo recuperado

    Policiais militares de Itapoá e Garu...
    06/07/2018
  • Norte da Ilha

    21º BPM: dupla acusada de roubo é p...
    06/07/2018
  • Na Capital

    Policiais do 21º BPM participam de i...
    05/07/2018
  • Lages

    6º BPM recebe visita de grupo de esc...
    05/07/2018
  • 27º BPM

    PM apreendem 22 Kg de maconha em Araq...
    04/07/2018
  • 3º BPM

    Proerd forma mais uma turma em Três ...
    04/07/2018
  • Capital

    21º BPM: homem é preso com duas arm...
    04/07/2018
  • 13º BPM

    Trio é preso por furto em Ituporanga
    04/07/2018
  • 3º BPM

    PM cumpre mandado de prisão em Três...
    03/07/2018