Criciúma: alunos soldados vestem a farda pela primeira vez na formatura do fogo

Por: Soldado Douglas Djalmo de Souza Costa Semione, em 13/11/2017


Na noite de quinta-feira, 9, foi realizada a solenidade de formatura do fogo de 61 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Criciúma. A solenidade é um marco, um rito de passagem, momento em que os alunos do CFSd deixam de utilizar trajes civis e passam a utilizar o fardamento policial militar do Estado de Santa Catarina.

Ao utilizarem o fardamento oficial da Corporação, os futuros policiais militares passam a representar efetivamente e legitimamente o Estado, defendendo sobretudo, mesmo com o risco da própria vida, a incolumidade física das pessoas, a dignidade da pessoa humana, a cidadania, o patrimônio público e privado.

No decorrer da solenidade, se destaca um brilho especial para a entrada dos alunos no salão principal do 9º BPM, entoando a canção "Fibra de Herói", sob os acordes da banda do 28º Grupo de Artilharia de Capanha (GAC).

O momento de maior emoção foi em que o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cosme Manique Barreto, autorizou de forma oficial os alunos a usarem o fardamento da corporação. Na sequência, as autoridades, padrinhos e familiares realizaram o ato simbólico de entrega da cobertura operacional aos alunos.

O coronel Cosme Manique Barreto, em suas breves palavras, destacou a importâncias da formação dos novos policiais nas Organizações Policial Militar (OPMs) do interior, destacou também a relevância e a responsabilidade que o policial carrega ao envergar o fardamento militar, bem como saudou o trabalho da PM no município, ressaltando a queda nos índices de homicídio no ano de 2017.


Ultimas Notícias Institucionais