Policiais da CRE de Tubarão recebem Moção de Aplausos na Alesc

Por: Soldado Amanda Viana Rodrigues, em 10/04/2019


Na tarde desta terça-feira, 9,ocorreuna Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis,a entrega da Moção de Aplausospara o cabo Jeferson de Souza Rosa e soldado Leandro Goulart Simoni, lotados na Central Regional de Emergências de Tubarão, por terem salvo duas crianças que estavam engasgadas com alimentos. O reconhecimento foi proposto pelodeputado estadual Ismael dos Santos.

Também prestigiaram a homenagem o chefe da Casa Militar da Alesc,coronel José Norberto de Souza Filho, e o chefe da Central Regional de Emergências (CRE) de Tubarão, tenente-coronel Vilson Schlickmann Sperfeld.


O primeiro salvamento ocorreu no dia 8 de dezembro de 2018. A CRE de Tubarão recebeu uma ligação onde o solicitante informava que sua filha de 10 dias estava engasgada e com dificuldade de respirar. De imediato, o soldado Leandro, juntamente com o cabo J. Souza, repassaram os procedimentos a serem adotados para que a criança voltasse a respirar. O pai, por sua vez, sem saber o que fazer, seguiu os procedimentos e a criança voltou a respirar. Ao final, o pai retornou a ligação agradecendo o empenho dos policiais pelas orientações e salvamento.

O segundo salvamento ocorreu em fevereiro deste ano, no dia 8. Na ocasião, a solicitante informava que seu filho recém-nascido, com 12 dias de vida, havia se engasgado com leite e se encontrava desacordado, já sem respirar. Assim, o soldado Leandro repassou os procedimentos de salvamento para a mãe da criança, mas, devido ao nervosismo, e pelo fato dela não estar conseguindo obter sucesso, a ligação caiu. Com isso, o cabo J. Souza retornou a ligação e conseguiu acalma-lá. E, na sequência, continuou a orientar a mulher sobre os procedimentos que deveria realizar. E ela tentou novamente e conseguiu desobstruir as vias aéreas da criança, informando que o bebê havia voltado a respirar. Em ato simultâneo, o Corpo de Bombeiros também foi acionado para deslocar ao local.

Durante o ano de 2017, todos os policiais militares e agentes temporários receberam o treinamento de primeiros socorros e prevenção a suicídios, fato que, juntamente com o empenho de todos, resultou não só nesses dois salvamentos de crianças engasgadas com alimentos, mas também de outras duas em situação semelhante no ano passado.

Agora, em 2019, também será realizado mais um curso de primeiros socorros e prevenção ao suicídio, para os novos agentes temporários e também como revitalização para o efetivo da CRE de Tubarão.

Ultimas Notícias Institucionais

  • Ambiente escolar

    Fraiburgo: PM lança projeto “Estud...
    17/04/2019
  • Jaraguá do Sul

    Policiais do 14º BPM prestam homenag...
    17/04/2019
  • Aproximação

    Representantes da Seara Alimentos vis...
    17/04/2019
  • 3ªCia/23ºBPM

    Rede Catarina de Proteção à Mulher...
    17/04/2019
  • Homenagem

    Laguna: solenidade na 8ª RPM celebra...
    17/04/2019
  • São José

    Policiais do 7º BPM participam do ev...
    17/04/2019
  • 28º BPM

    Laguna: instrutores do Proerd partici...
    16/04/2019
  • 15º BPM

    Fraiburgo: PM celebra Dia da Família...
    15/04/2019
  • Reconhecimento

    Policiais da CRE de Tubarão recebem ...
    10/04/2019
  • Comemoração

    Laguna: criança realiza sonho em fes...
    09/04/2019