Governador Celso Ramos continua liderando ocorrências de Farra do Boi

Por: Soldado Rodrigo Costa, em 17/04/2017


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) apresentou na tarde desta segunda-feira, 17, através de compilação estatística, produzida pela Agência Central de Inteligência (ACI), os números do Relatório Técnico da Farra do Boi – 2017. O presente documento serve como subsídio para o mapeamento, prevenção e monitoramento da prática ilícita em Santa Catarina. De todas as ocorrências registradas no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), o munícipio de Governador Celso Ramos continua sendo o foco da prática, onde somente lá 16 pessoas foram conduzidas e nove animais apreendidos.

Ao todo, foram registradas 140 ocorrências de Farra do Boi. Com isso, houve um aumento de 2,56% no percentual de ocorrências confirmadas, em comparação ao ano passado, passando de 20,29% para 22,86%. Apenas dez ocorrências puderam ser resolvidas no local. Analisando os gráficos, também houve progressão no número de pessoas detidas. Agora em 2017, 38 pessoas acabaram conduzidas pela PM, em comparação a 2016, quando apenas 3 pessoas foram detidas.

Houve progressão também no número de animais apreendidos. Quatorze bois foram recolhidos pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) agora em 2017, em comparação aos 11 recolhidos em 2016.
Além disso, também foi registrado um aumento no gráfico de confrontos com a PM, que passou de cinco confrontos em 2016 para nove contabilizados agora em 2017.

Animal sacrificado

De todas as ocorrências registradas, apenas em uma, no sábado, 15, por volta das 10h10, na cidade de Governador Celso Ramos, a PMSC se viu na condição de ter que abater um animal. O fato ocorreu em Ganchos do Meio, no canal da Olaria, onde havia um grande número de pessoas na prática da Farra do Boi.

Como era em local distante e de difícil acesso foi solicitado inicialmente apoio do helicóptero Águia, que sobrevoou o local e encontrou o animal no meio na mata. Como os farristas estavam exaltados, também vieram guarnições do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Grupamento de Polícia de Choque.

Já que o animal estava em local de difícil acesso, e como haviam muitos farristas alterados, sob o efeito de álcool ou drogas, e também não seria possível retirar o boi do local, o animal teve de ser abatido pelos policiais.

Repúdio

A PMSC repudia manifestações contrárias à legalidade e da mesma forma propõe uma reavaliação conceitual do termo “tradição”, costumeiramente adotado pelos farristas. Através da análise do perfil dos conduzidos, em especial no município de Governador Celso Ramos, fica evidenciado que em sua grande maioria a prática é fomentada por pessoas mal intencionadas, com algum antecedente criminal, que acabam se aproveitando da ocasião para consumir bebidas alcoólicas, drogas, som alto e afrontar, com isso, a presença da Polícia Militar.

Assim se valem do termo “tradição” a fim de justificar tais crimes e incoerências praticadas. Percebe-se também que não há qualquer tipo de empenho por parte do poder público municipal em coibir a prática deste ato ilícito na região. Acreditamos que mesmo uma “tradição” tem seu momento de evolução na história, caso contrário, ainda hoje, estaríamos queimando mulheres em fogueiras ou realizando enforcamentos em praças públicas.

Também é valido destacar que a PMSC emprega considerável efetivo na prevenção de tal prática de forma a garantir a ordem pública, bem como estabelecer um diálogo com a comunidade, quando poderia se valer deste mesmo empenho na resolução e emprego muito mais necessário na esfera da segurança pública.

(Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS)

Ultimas Notícias Institucionais

  • 13º BPM

    Rio do Sul inicia mais uma edição d...
    14/12/2017
  • 13º BPM

    PM de Ituporanga adquire etilômetro ...
    14/12/2017
  • Reconhecimento

    Comandante do 18º BPM recebe homenag...
    14/12/2017
  • 13º BPM

    Lontras: policiais militares são hom...
    14/12/2017
  • Em Joinville

    8º BPM forma mais de 4 mil alunos no...
    13/12/2017
  • Reforço policial

    Na Capital: PMSC forma 404 novos sold...
    13/12/2017
  • Rede Catarina

    Chapecó: PM apresenta resultados da ...
    13/12/2017
  • Olimpíadas

    Canoinhas: Sefid promove a 1ª Olimpí...
    13/12/2017
  • 7º BPM

    São José: policiais participaram de...
    13/12/2017
  • Comemoração

    PMA realiza formatura de Curso de Pat...
    12/12/2017