Canil Setorial de Tubarão é o único de SC a possuir estrutura física em aeroporto

Por: Soldado Caroline Florêncio Domingos, em 11/06/2018


Em parceria histórica com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do 1º Grupo de Policiamento de Cães do 5º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com a RDL Aeroportos, do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, foi implementada a primeira base militar canina no aeródromo.

A RDL construiu uma estrutura física de apoio às guarnições, contendo sala principal, espaço apropriado para os cães, banheiro e cela, para possíveis detenções. As atividades iniciaram em maio deste ano e estão focadas na inspeção de bagagens, que são despachadas para os bagageiros das aeronaves, e que possam conter drogas ou armas de fogo.

Para o comandante do 1º Grupo de Policiamento de Cães, 2º tenente Dayvid Xavier Cardoso, “o projeto de atuação do Canil Setorial do 5º Batalhão é inovador no Estado e até mesmo em todo cenário nacional. A implementação dessa ferramenta no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, que é administrado pela RDL, tem como premissa dar continuidade a um conjunto de ações planejadas pelo 5º BPM".

A atuação do canil setorial em aeroportos vem sendo realizada por policiais que são referência na área de policiamento com cães e tem como objetivo atender de forma eficaz às necessidades da população de Tubarão, bem como, de forma indireta, atender os demais municípios adjacentes da região Sul, como é o caso da cidade de Jaguaruna.

O gerente geral da RDL Aeroportos, Fernando Castro, ressalta que “esta é sem dúvida uma das mais importantes ações na vertente da segurança pública, coordenada pela RDL, com o apoio irrestrito da Polícia Militar de Santa Catarina. Os passageiros que embarcam pela Regional Sul estão muito mais seguros a partir de agora. O fato de também ser o primeiro aeroporto do Estado a implementar tal serviço, reflete nosso compromisso em melhorar continuamente nossos procedimentos e rotinas operacionais, entregando uma operação aeroportuária cada vez melhor e mais completa a nossos clientes.”

O comandante do 5º BPM, tenente-coronel Silvio Roberto Lisboa, destaca a proximidade e a relação que existente com as instituições públicas e privadas da região, que acabam possibilitando, assim, maior segurança à população.

Ultimas Notícias Institucionais

  • Visita

    Itapoá: crianças visitam o quartel ...
    06/07/2018
  • Fronteira contra as Drogas

    Dionísio Cerqueira foi palco da form...
    06/07/2018
  • Continente

    22º BPM realiza reunião do programa...
    05/07/2018
  • 1ª Companhia

    Em Camboriú, PM realiza formatura do...
    05/07/2018
  • 25 anos

    2ª Companhia de Joinville é homenag...
    05/07/2018
  • GECt

    Guarnição Especial de Curitibanos t...
    05/07/2018
  • PMSC Mobile

    Comitiva da Polícia Militar de Tocan...
    05/07/2018
  • GECt

    Timbó Grande: PM contribui com a cam...
    04/07/2018
  • Chapecó

    2º BPM promove festa junina e o 1º ...
    04/07/2018
  • 20º BPM/Fron

    Arabutã: mais 41 alunos são certifi...
    04/07/2018