PM inicia Rede de Segurança Escolar em Ituporanga

Por: Soldado Jerusa Fronza , em 07/06/2018


Durante o mês de maio, teve início na 4ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar, com sede no município de Ituporanga, o programa Rede de Segurança Escolar nos estabelecimentos de ensino, com o objetivo de tornar o ambiente escolar ainda mais seguro para alunos e professores.

Num primeiro momento, policiais militares visitaram as escolas e estabeleceram contato com a direção e assistentes técnicos pedagógicos para apresentação do programa e consultoria de prevenção ao crime escolar. O trabalho foi realizado, através de um minucioso levantamento das unidades de ensino, de modo estabelecer um panorama e obter informações importantes à realização de policiamento, assim como para estimular modificações e melhorias nas rotinas e no ambiente escolar, com vistas a prevenção de problemas afetos a segurança pública em tais ambientes.

Na primeira etapa, foram visitados seis estabelecimentos escolares e, gradualmente, todas escolas do município serão contempladas.

O programa foi institucionalizado em duas etapas, que possuem objetivos bem definidos. A primeira, com o propósito de criar e fortalecer vínculos junto à comunidade escolar; a segunda, de prestar consultoria com base nas estratégias de prevenção situacional e prevenção através do desenho urbano, além de programação operacional com intensificação de policiamento.

A Rede de Segurança Escolar se soma ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), embora tais programas se constituem diferentes e com regramento próprio.

O policiamento que integra a rede de segurança escolar fará parte de uma rede composta pelos representantes das unidades de ensino, utilizando redes sociais (aplicativo de smartphone "WhatsApp") para fortalecer os vínculos e estreitar o canal de comunicação, todavia, é importante salientar que esse canal de comunicação não substitui o número de chamadas de emergências 190, que deve ser utilizado para ocorrências.

Texto: capitão Vanilo Vignola – comandante da 4ª Cia/13º BPM

Ultimas Notícias Institucionais

  • Visita

    Itapoá: crianças visitam o quartel ...
    06/07/2018
  • Fronteira contra as Drogas

    Dionísio Cerqueira foi palco da form...
    06/07/2018
  • Continente

    22º BPM realiza reunião do programa...
    05/07/2018
  • 1ª Companhia

    Em Camboriú, PM realiza formatura do...
    05/07/2018
  • 25 anos

    2ª Companhia de Joinville é homenag...
    05/07/2018
  • GECt

    Guarnição Especial de Curitibanos t...
    05/07/2018
  • PMSC Mobile

    Comitiva da Polícia Militar de Tocan...
    05/07/2018
  • GECt

    Timbó Grande: PM contribui com a cam...
    04/07/2018
  • Chapecó

    2º BPM promove festa junina e o 1º ...
    04/07/2018
  • 20º BPM/Fron

    Arabutã: mais 41 alunos são certifi...
    04/07/2018