Polícia Militar realiza operação ''Saturação'' em Joinville

Por: Cabo Ives Carvalho Bueno, em 11/01/2018

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a 5ª Região de Polícia Militar (RPM) intensifica as diversas operações policiais voltadas à preservação da ordem pública na região. A ação de maior destaque é a Operação Veraneio, na qual a Polícia Militar aloca efetivo policial nos balneários das cidades de São Francisco do Sul, Itapoá, Barra do Sul e Barra Velha, além dos rios no município de Joinville.

A presença ostensiva na cidade de Joinville está sendo fortemente reforçada e intensificada pela 5ª RPM, que vem realizando uma série de ações preventivas através dos seus batalhões operacionais (8°BPM e 17°BPM) e de sua unidade de apoio, o Esquadrão de Polícia Montada.

Diariamente, estão sendo realizadas diversas barreiras policiais em pontos estratégicos nas áreas sul, norte e central da cidade, mapeados pelas seções operacionais dos batalhões. Além da aplicação de policiamento especializado em áreas de grande fluxo de pessoas.

As ações valorizam o contato próximo com a comunidade, incentivando a interação entre as pessoas e a corporação, com abordagens e fiscalizações constantes.

Outra ação, é o desenvolvimento do programa "Viagem Segura" com rondas nas residências das pessoas que viajam nas férias para veranear no litoral, e que cadastraram seus endereços junto aos batalhões da cidade.

Segundo o comandante da 5ª RPM, coronel Dirceu Neundorf, essas medidas visam aumentar a sensação de segurança da população, trazendo tranquilidade para a comunidade de Joinville.

Texto e fotos: capitão Eduardo Silveira de Oliveira Pires