Secretário Nacional elogia modelo de gestão da Segurança em SC

Por: Cabo Rodrigo Costa, em 06/02/2019


O secretário nacional da Segurança Pública, general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, esteve durante toda esta quarta-feira, 6, cumprindo agenda em Florianópolis. Atendendo a convite do Secretário de Segurança Pública e comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, o secretário nacional veio conhecer as tecnologias e as principais ações desenvolvidas na área de Segurança Pública do Estado. “Esta é minha primeira visita. E como agora estamos sob uma nova gestão, escolhi Santa Catarina por ser um modelo a ser seguido”, afirmou o general Theophilo. “Ainda no período de transição do Governo, pude conhecer o coronel Araújo Gomes”, emendou o secretário, ao falar sobre o modelo de integração e as boas referências do Estado.
Durante toda a manhã, a comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) participou de reuniões no Quartel do Comando-Geral da PMSC, conhecendo alguns dos projetos desenvolvidos pela instituição. “Estou impressionado! ”, afirmou o general. “Com certeza pretendo levar esse modelo para os outros estados brasileiros. Um modelo completamente viável”, elogiou.
Diferencial
O secretário nacional também ficou admirado com todas as tecnologias que a PMSC utiliza, como os tablets, do PMSC Mobile, e as câmeras policiais individuais, que ainda estão em fase de testes. “E isso tudo tem que ser levado à frente”, comentou.
“Trabalhei na Colômbia por muito tempo. Também trabalhei na Nicarágua, no Haiti e também na Europa”, elencou o general, ao falar sobre alguns modelos de gestão e ações emergenciais que podem ser adotadas em momentos críticos, como os vividos em Fortaleza, no Nordeste.
Da mesma forma, o general garantiu que os estados que apresentarem projetos inovadores serão valorizados. “Daremos atenção especial aos casos de sucesso”, garantiu o secretário. “E se cada um fizer o seu dever de casa, iremos resolver nossos problemas.”, completou.
Integração
Por sua vez, o secretário estadual, coronel Araújo Gomes, destacou que a inovação e a integração só contribuem para os bons resultados. “A Senasp pode nos apoiar em outros projetos, como na nova formatação integrada de radiocomunicação, em parceria com a Polícia Rodoviária Fedederal (PRF). Com essa nova tecnologia, a radiocomunicação no Estado será mais segura e mais moderna. Além disso, teremos uma maior integração com os demais órgãos que compõem a Segurança Pública em Santa Catarina", explicou o coronel.
Para o coronel, a visita do secretário nacional abre grandes perspectivas. "Serviu para que apresentássemos nossos projetos de sucesso e também para o aporte de recursos para novos projetos", comemorou o comandante da PMSC.
O general Theophilo também esteve visitando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), no início da tarde, onde esteve reunido com o presidente da casa, desembargador Rodrigo Collaço, e demais autoridades. Na ocasião, analisaram o modelo adotado em SC, e conversaram sobre algumas ferramentas tecnológicas e resultados obtidos. "SC e SP estão entre as menores taxas de homicídio do Brasil", comentou o general.
No encontro, foi apresentada a parceria de sucesso entre o Judiciário catarinense e a PMSC, que deixaram o general admirados não só pela agilidade nos procedimentos como também pelos novos recursos disponíveis. "O Termo Circunstanciado aproximou o policial do magistrado e do promotor. Uma integração sadia e vencedora", colocou o coronel Araújo Gomes.
Em seguida, estiveram visitando o 22° Batalhão de Polícia MIlitar (BPM), na região continental da Capital, e o Complexo da Secretaria de Segurança Pública, onde conheceu a nova estrutura, formada pelo Colegiado de Segurança, que é composto pela PMSC, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias (IGP).
Durante o encontro, o diretor-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, apresentou ao secretário Theophilo o projeto de implantação do documento único de identidade, modelo a ser implantado em todo país. Destacou também o impacto direto que a criação do documento teria no número de resoluções de crimes.
Fotos: 3º Sargento RR Paulo Santana/CCS e Soldado Rodrigo Nercolini Malinverni/CCS

Ultimas Notícias Institucionais

  • Laguna

    28°BPM: PM participa de campanha sol...
    18/02/2019
  • 2ºBPMA

    PMA de Chapecó tem novo comando
    18/02/2019
  • 18º BPM

    Brusque: PM realiza reunião de volta...
    14/02/2019
  • Em Lages

    Tarde marca despedida, homenagens e t...
    14/02/2019
  • 11º BPM

    Polícia Militar realiza operação n...
    14/02/2019
  • 11°BPM

    Fronteira: ''Notificações do Bem'' ...
    13/02/2019
  • Passagem de Comando

    BAPM: 1ª Companhia tem novo comandante
    13/02/2019
  • Fronteira

    11°BPMFron e Unoesc firmam parceria
    13/02/2019
  • Blumenau

    Comandante Regional visita 10º BPM
    13/02/2019
  • Reserva

    Laguna: sargento Machado pede reserva...
    12/02/2019