Soldado da Rocam/CAEPM conclui curso na PMESP

Por: 3º sargento Erieles Pires Viríssimo , em 04/12/2017


O soldado Roman Octavio Dufau Panasuk, lotado na Rondas Ostensivascom Apoio de Motocicletas (Rocam) do Comando de Apoio Especializado da Polícia Militar (CAEPM), concluiu na sexta-feira, 1º, em São Paulo (SP), o curso Policiamento com Motocicletas (CEP) - Programa Rocam IV/2017/Praça PM. O curso aconteceu no 2º Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), e contou com a participação de policiais militares de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Ao retornar a Santa Catarina, o policial militar foi recebido pelo comandante do CAEPM, coronel Milton Kern Pinto, que o parabenizou por representar com excelência a Corporação.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia Rocam/CAEPM, major Maurício Gonçalves Viríssimo, os novos conhecimentos adquiridos pelo soldado Panasuk, que faz parte da equipe de instrução, serão repassados aos policiais Rocam de todo o Estado, durante os treinamentos de nivelamento.

Com a conclusão no curso do soldado Panasuk, o efetivo da Rocam/CAEPM conta com três policiais formados na Rocam/PMESP. Também participaram desse curso, em outras edições, os soldados Juliano Meurer e Vinicius Santanna Klein.

O curso, com carga horária de 199 horas aula, teve início no dia 6 de novembro, e foi ministrado por policiais militares do 2º BpChoque, da Rocam/PMESP e instrutores da Honda. Foram trabalhadas as seguintes disciplinas: Legislação aplicada ao policiamento com Motocicletas; Pronto Socorrismo; Educação Física; Mecânica de Motocicleta; Policiamento com Motocicletas; Técnicas Avançadas de Pilotagem; Noções de Gerenciamento de Crises; Escolta com Motocicletas; Operações de Choque; e CDC.

Na disciplina de Técnicas Avançadas de Pilotagem foram realizados treinamentos em pátio, velo-terra, pista de motocross, pista mista, trilha, saltos de objetos fixos, subidas e descidas de escadarias. Os policiais, em formações com três motos e quatro motociclistas, ainda passaram por treinamento de diversas formas de abordagens e dois tipos de formações táticas, com abordagem a pessoas, motocicletas, automóveis.

As técnicas aprendidas pelo soldado Panasuk durante curso Rocam serão empregadas no policiamento diário do grupo, que já segue os moldes do motopoliciamento tático. “A PMESP tem sido uma grande parceira da PMSC na capacitação e troca de informações na modalidade de policiamento com motocicletas” informou o comandante da Rocam/CAEPM.

Participaram da formatura do curso, o comandante da 2ª Companhia Rocam/CAEPM, major Maurício, o soldado Juliano Meurer, e a esposa do soldado Panasuk, Daniela Morais Nogueira dos Santos.

Informações: major Maurício Gonçalves Viríssimo - comandante da 2ª Companhia Rocam/CAEPM I Fotos: divulgação

Ultimas Notícias Institucionais

  • 13º BPM

    PM de Ituporanga adquire etilômetro ...
    14/12/2017
  • Reconhecimento

    Comandante do 18º BPM recebe homenag...
    14/12/2017
  • 13º BPM

    Lontras: policiais militares são hom...
    14/12/2017
  • Em Joinville

    8º BPM forma mais de 4 mil alunos no...
    13/12/2017
  • Reforço policial

    Na Capital: PMSC forma 404 novos sold...
    13/12/2017
  • Rede Catarina

    Chapecó: PM apresenta resultados da ...
    13/12/2017
  • Olimpíadas

    Canoinhas: Sefid promove a 1ª Olimpí...
    13/12/2017
  • 7º BPM

    São José: policiais participaram de...
    13/12/2017
  • Comemoração

    PMA realiza formatura de Curso de Pat...
    12/12/2017
  • RPMMon

    Cavalaria participa da 8ª Etapa do R...
    12/12/2017