Solenidade militar homenageia memória de Tiradentes

Por: Agente temporária Luzara Pinho, em 20/04/2017


Na manhã desta quinta-feira, 20, foi realizado no Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM) a cerimônia de formatura em alusão ao dia de Tiradentes, comemorado amanhã, 21. A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Paulo Henrique Hemm.

Na cerimônia, houve um momento de culto à memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Os alunos do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP) conduziram uma coroa de flores até o busto de Tiradentes, onde ocorreram as homenagens a esse importante personagem da história do país.

O comandante Hemm destaca que, pela importante atuação de Tiradentes, ele se tornou patrono cívico da Nação e das Polícias Militares e Civis do Brasil. “Atualmente, somos herdeiros e continuadores da obra desse personagem histórico, cuja vida foi uma demonstração de coragem, da persistência e da busca do cumprimento do dever que sempre norteou o povo brasileiro”, frisa.
Na ocasião, também estiveram presentes o subcomandante-geral da PMSC, coronel João Henrique Silva, corregedor-geral da PMSC e presidente da Associação Beneficente dos Militares Estaduais (Abepom), coronel José Aroldo Schlichting, comandante de Apoio Especializado da PMSC, coronel Milton Kern Pinto, comandante da 1ª Região de Polícia de Polícia Militar (RPM), coronel Renato Cruz Junior, diretor de Apoio Logístico e Finanças da PMSC, coronel Áureo Sandro Cardoso, diretor de Tecnologia e Informação da PMSC, coronel Rogério Vonk, e o diretor de Instrução de Ensino da PMSC, coronel José Luiz Gonçalves da Silveira.
Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, nascido em Minas Gerais no ano de 1746, foi um importante nome na luta pela independência do Brasil. Conhecido por exercer diversas funções, como dentista, tropeiro, minerador, militar (alferes) entre outras, é considerado herói nacional por fazer liderar movimento da Inconfidência Mineira, que tinha como intuito acabar com o sistema colonial implantado por Portugal.
O movimento, ao ser descoberto, fez com que Tiradentes fosse condenado e morto na forca, no dia 21 de abril de 1792, dando origem a data que o homenageia.

Texto: agente temporária Luzara Pinho - CCS IFoto: 3º Sargento Paulo Santana - CCS

Ultimas Notícias Institucionais

  • 13º BPM

    Rio do Sul inicia mais uma edição d...
    14/12/2017
  • 13º BPM

    PM de Ituporanga adquire etilômetro ...
    14/12/2017
  • Reconhecimento

    Comandante do 18º BPM recebe homenag...
    14/12/2017
  • 13º BPM

    Lontras: policiais militares são hom...
    14/12/2017
  • Em Joinville

    8º BPM forma mais de 4 mil alunos no...
    13/12/2017
  • Reforço policial

    Na Capital: PMSC forma 404 novos sold...
    13/12/2017
  • Rede Catarina

    Chapecó: PM apresenta resultados da ...
    13/12/2017
  • Olimpíadas

    Canoinhas: Sefid promove a 1ª Olimpí...
    13/12/2017
  • 7º BPM

    São José: policiais participaram de...
    13/12/2017
  • Comemoração

    PMA realiza formatura de Curso de Pat...
    12/12/2017