Solenidade marca aniversário da PMSC e Dia da Cavalaria

Por: 3º Sargento Artur Walker, em 15/05/2018


Na última quinta-feira, 10, o Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria) realizou na quinta-feira, 10, sede da unidade, em São José, a solenidade comemorativa aos 183 anos da criação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), comemorado no dia 5 de maio, e também o Dia Nacional da Cavalaria, dia 10 de maio.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Cláudio Roberto Koglin, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Giovani Cardoso Pacheco, o comandante de Apoio Especializado da Polícia Militar (CAEPM), coronel Milton Kern Pinto, o comandante da Cavalaria, tenente-coronel Marcos José Besen, entre outras autoridades civis e militares, policiais militares e familiares.

Durante a solenidade, foram entregues os diplomas de mérito da PMSC aos policiais da Cavalaria que passaram para a reserva remunerada, e também os brasões de mérito pessoal, que agracia os profissionais que se destacaram no desempenho de suas funções.

Além disso, houve o ato de condecoração com a medalha do mérito policial por tempo de serviço e medalha de mérito da Cavalaria. Ainda foram agraciadas as autoridades que prestam apoio à PMSC com o título de Amigo da Cavalaria.


O comandante-geral, coronel Araújo Gomes, destacou a importância da Cavalaria pelo seu aspecto histórico, no emprego em ações de distúrbios civis e também no âmbito social com as atividades de equoterapia.

Já o comandante da Cavalaria, tenente-coronel Besen, ao se pronunciar, discorreu sobre o trabalho desempenhado pelos homens e mulheres da unidade, e falou sobre a essência cavalariana. “A cavalaria é mais que uma arma, mais que um processo de policiamento ostensivo, é um estilo de vida que mantém ainda hoje alguns princípios do código de honra do cavaleiro: a fidelidade à palavra dada, a lealdade e a generosidade”, exaltou o oficial.

.

GALERIA DE IMAGENS (clique aqui e confira)

Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS

Ultimas Notícias Institucionais