26º BPM: pela primeira vez na história, oficial feminina assume o comando de um batalhão

Por: Soldado Emanuela de Meira Alves, em 03/12/2014

A tarde desta terça-feira (02) foi marcada por um acontecimento histórico na Polícia Militar de Santa Catarina, durante a solenidade de passagem de Comando do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Herval D'Oeste. O tenente-coronel Luiz Roberto Müller passou o comando do 26º BPM para a tenente-coronel Lucimar Savaris, que se tornou a 1ª mulher na história da Corporação a assumir o comando de um batalhão.

A indicação partiu do comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, que esteve presente para oficializar o ato que simboliza mais que uma simples norma, pois perpetua no tempo os conceitos e tradições da Polícia Militar, ao mesmo tempo que expressa o reconhecimento ao oficial que deixa o comando e deseja boas vindas à oficial que assume o comando.

Estiveram na solenidade a secretária de desenvolvimento regional da 7ª SDR, Nelci Trento Bortolini, o comandante da 10ª Região de Polícia Militar (RPM) de Joaçaba, coronel Turíbio Skonieczny, a procuradora de justiça do estado e presidente de honra da Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militares (Afapom), Heloísa Abdalla, o prefeito de Herval D’Oeste, Nelson Guindani, o chefe do estado maior da 10ª RPM, tenente-coronel Nilson Carlos de Oliveira, o chefe da Central Regional de Emergência (CRE) DA 10ª RPM, tenente-coronel Tércio Valdir dos Santos, o comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, major Raul Assunção, o coordenador da Odontologia da Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), capitão Anderson Kinderman de Sá e demais autoridades militares e civis.

A tenente-coronel Lucimar, que estava no subcomando do batalhão desde 2007, ingressou na PM em 1988, comandou um Pelotão de Polícia Militar Ambiental em 2002, sendo pioneira no Estado a assumir funções de comando. “É um misto de expectativa, alegria e ansiedade. Fiquei surpresa ao receber o convite do Comando Geral, e assumirei com responsabilidade e orgulho o novo desafio”, comentou emocionada a nova comandante. Ainda em seu relato afirma imensa gratidão ao comando geral, ao comando regional, ao tenente-coronel Müller e a todos os policiais que de uma forma ou outra contribuíram e depositaram confiança em seu trabalho. “Sentimento de cumplicidade a minha família que sempre me apoiou e entendeu os períodos de ausência para dedicação ao serviço”, reforçou.

O tenente-coronel Müller, esteve a frente no comando do 26º BPM durante 5 anos e agradeceu a tropa, pois foram anos de muitas lutas, trabalho, conquista e união e foi uma honra comandá-los. Ainda teceu elogios sobre a nova comandante, pela competência, desprendimento, postura e honestidade e desejou sucesso na nova etapa ciente dos resultados positivos.

“A nova comandante dará continuidade ao bom trabalho do tenente coronel Luiz Roberto Müller, e com um toque feminino, proporcionará paz e tranquilidade com a polícia mais próxima da comunidade”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Cabral, em seu discurso.

Como forma de valorizar os comandantes que passam a fazer parte da história das unidades, foi realizado o descerramento do retrato do comandante substituído, para fazer parte da galeria de ex-comandantes.

Após a passagem de Comando, aconteceu a inauguração da Formação Sanitária do 26º BPM, composto pelo consultório médico e odontológico, buscando proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais. O investimento foi R$14 mil, na reforma do local, com equipamentos repassados pela DSPS.

(Publicação e fotos: soldado Emanuela de Meira Alves da Comunicação Social do 26º BPM)