Hidroelétrica de Flor do Sertão sedia treinamento fluvial

Por: Soldado Patrícia Mottes, em 12/04/2017


Na última semana, policiais do 11º Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), do Canil Setorial do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron) e do 3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, realizaram treinamento de patrulhamento fluvial na barragem da usina hidroelétrica da cidade de Flor do Sertão, no oeste catarinense. A ação teve como foco o embarque e desembarque das patrulhas, simulando situações de progressão e busca de foragidos em área ribeirinha. Na ocasião, também foram realizados exercícios de natação utilitária e de retorno à embarcação em caso de queda no rio.

Além dos policiais militares, também participaram do treinamento os cães policiais Thor e Colt, do Canil Setorial, que demonstram total adaptação ao ambiente aquático durante o transporte embarcado.

Apesar de não se tratar de uma modalidade de patrulhamento com aplicação rotineira, é importante que as frações de tropa especializada tenham conhecimento prático da atividade, já que o Extremo Oeste catarinense é cortado por diversos rios, dos quais se destaca o Rio Uruguai, que limita a divisa com o Rio Grande do Sul e que por vezes é utilizado como rota de tráfico de drogas, armas e contrabando.

(Texto e fotos capitão Rudinei Gonçalves - Comandante da 1ªCia do 11°BPM/Fron)

Ultimas Notícias Institucionais