Cabo da PMSC participa de Campeonato Sulamericano de Mondioring no RS

O cabo da PMSC Daniel Bianchini Torres, do município de Rodeio, com seu cão Baron do Canil "Proteção Fiel", participou no início deste mês, do Campeonato Sulamericano de Mondioring, na sede do 15º Batalhão da Brigada Militar, em Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul.

A dupla disputou na Categoria 1, com outros 13 participantes, e conquistou a 3ª colocação geral. O evento foi julgado pelo juiz belga, Valeer Linclau, e contou com a participação de competidores do Brasil, Argentina e Uruguai.

O Mondioring é uma modalidade esportiva praticada com cães, criado na década de 1980, na qual um juiz avalia as capacidades físicas e o treinamento do cão na execução de exercícios apresentados em um circuito específico. Tem como objetivo ser entretenimento para os espectadores, um jogo de dificuldades progressivas para os participantes e um desporto de competição para os entusiastas do treino.

Conforme definição do regulamento da modalidade “a finalidade do Mondioring é destacar as aptidões dos cães, a qualidade do seu adestramento, o controle do seu condutor e sobretudo o patrimôniogenético do cão.

O programa é constituído por três tipos de provas, que se desenrolam obrigatoriamente na seguinte ordem: exercícios de obediência, exercícios de saltos e exercícios de mordida.