Policial Militar da GEIn/1ªCIA conquista o primeiro lugar em competição canina no Estado de São Paulo

No domingo, 01, o cabo Daniel Bianchini, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), lotado na 1ª Companhia da Guarnição Especial de Indaial (GEIn/1ªCIA), acompanhado de seu cão particular, sagrou-se 1º colocado na segunda etapa do campeonato brasileiro de Mondioring, na categoria 2, que ocorreu na cidade de São Roque, São Paulo. A modalidade de esporte canino é uma atividade que o Policial Militar pratica nos últimos três anos.


Bianchini, que fora campeão do ano anterior na categoria 1, agora atinge ótimos resultados na categoria 2. O cão que possui em seu Pedigree o nome de Baron do Proteção Fiel e batizado de “Thor” por Bianchini, somou 245 pontos de 300, atingindo o índice necessário para titulação. Esta marca mínima de pontos precisa ser repetida pela dupla em mais uma competição, para que ambos possam competir na categoria 3.


Atualmente, no Brasil, apenas dois cães da raça pastor belga de malinois possuem a titulação na categoria 3, já na categoria 2 há 5 cães das raças pastor-alemão e belga.


O Mondioring, esporte Canino no qual os cães enfrentam exercícios de obediência, faro, saltos e ataques, conta na categoria 2 com 13 exercícios distintos, sendo: recusa de comida, ficar na ausência do condutor sob distrações, andar ao lado sem guia, trocar de posições à distância, buscar objeto arremessado, correr em frente sob comando do condutor, farejar e trazer um objeto com o odor de seu condutor, salto em altura, salto sobre parede de 1,8m, procurar e escoltar o figurante, ataque sobre barreira, ataque com bloqueio de acessórios e ataque em fuga com disparos.


Bianchini tem a expectativa de conseguir a titulação na categoria 3 no próximo ano, façanha esta que tornaria Thor o primeiro cão pastor-alemão titulado no grau máximo desta modalidade.

Texto: cabo Daniel Bianchini
Fotos: Fábia Vilas Boas