Artigos de conclusão de curso da turma do CFO 2014 estão disponíveis

A Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), unidade de Ensino Superior da Polícia Militar, subordinada diretamente ao Centro de Ensino (CEPM), é responsável pela formação dos oficiais da Corporação.

Durante o Curso de Formação de Oficiais (CFO), o cadete é preparado para as exigências da carreira de oficial da Polícia Militar de Santa Catarina através de atividades teóricas e práticas executadas dentro do período de curso.

No final do curso, o cadete do 4º CFO, prestes a deixar os bancos escolares, tem como obrigação curricular produzir um trabalho de conclusão de curso, que tem por objetivo fomentar a pesquisa sobre temas de interesse da corporação.


Formatura CFO 2014

Com o intuito de aumentar a publicidade destes artigos, o comando da APMT informa que os artigos da turma coronel PM José Walter Alves, formada em dezembro de 2014, encontram-se a disposição na biblioteca da corporação localizada no CEPM, ou através da biblioteca virtual disponível em: http://biblioteca.pm.sc.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php

Abaixo segue a relação de artigos disponíveis na biblioteca virtual:

 WIGGERS, Alan Pereira. Homicídio doloso contra a vida de civil praticado por policial militar em serviço ou atuando em razão da sua função / natureza jurídica e atribuição apuratória. 2014. 23 p.

 BETAT, Alexandre da Silva. Ocorrências com reféns / causadores esquizofrênicos. 2014. 23 p.

 FAES, Ariel Antonio. Crime militar de furto : aplicação do princípio da insignificância em contraposição à regularidade das instituições militares. 2014. 23 p.

 MIRANDA, Carlos Diego Apoitia. Da (in)viabilidade do mandado de busca e apreensão coletivo e a atuação do oficial de polícia militar em tais episódios. 2014. 20 p.

 RONNING, Claudemir Adelino. Educação para o trânsito voltado ao ensino fundamental / uma porposta para a Polícia Militar de Santa Catarina. 2014. 20 p.

 SOARES, Cristiano José. Promoção dos militares estaduais de Santa Catarina / proposta de uma nova modalidade. 2014. 21 p.

 DÉBORA DOS SANTOS. Policiamento orientado ao problema como estratégia para elaboração e gestão de projetos de acordo com o Plano de Comando da Polícia Militar de Santa Catarina. 2014. 22 p.

 SCHWARZ, Eduardo Antonio. Legitimidade da Polícia Militar de Santa Catarina na expedição e fiscalização de alvarás em estabelecimentos de jogos e diversões públicas. 2014. 21 p.

 SILVA, Eduardo Cassimiro. A legitimidade do oficial da polícia militar em realizar interceptação telefônica nos crimes permanentes. 2014. 18 p.

 CASELLI, Felipe Comiran. A importância da formação do instrutor de equitação como forma de educação continuada no âmbito da PMSC. 2014. 21 p.

 PRUDÊNCIO, Fernando Gruner. A competência da PMSC para o exercício da integralidade do poder de polícia administrativa como forma de atuação frente ao problema de perturbação de sossego por excesso de som. 2014. 21 p.

 FORTES, Wanderson Alessandro da Silva. Uma análise sobre a aplicação de dados de Business Inteligence (BI) nas ações de prevenção situacional do crime. 2014. 21 p.

 CUNHA, Francisco Otávio Lemos da. Análise quanto a aplicabilidade da gestão por competências na promoção por mérito de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina. 2014. 19 p.

 BOCCHI, Jardel Lúcio. Razões e necessidade da manutenção da investidura militar nas instituições policiais militares. 2014. 17 p.

 IGLESIAS, João Gabriel de Moura. Teoria da prevenção criminal através do desenho urbano / realidade da praça Celso Ramos, Florianópolis/SC/Brasil. 2014. 22 p.

 CÓRDOVA, Gustavo Filipe de Oliveira. Análise do princípio da insignificância no crime militar de posse de substâncias entorpecente. 2014. 19 p.

 LIMA NETO, Joaquim Soares de. A implementação da estratégia de prevenção do crime através do desenho urbano pela polícia militar / uma ação de preservação da ordem pública. 2014. 23 p.

 WONDRACEK, Jônatas. A conveniência de regulamentação das atribuições das atividades jurídico-administrativas do oficial corregedor das organizações policiais militares do Estado de Santa Catarina. 2014. 17 p.

 MARTINS, Jorge Augusto de Souza. A análise da gestão de projetos operacionais no âmbito da Polícia Militar de Santa Catarina. 2014. 22 p.

 BUNN, Leonardo Tavares. Estágio universitário na Polícia Militar de Santa Catarina. 2014. 20 p.

 PAULA JUNIOR, Luiz Antônio Fagundes. Ocorrências com tomada de reféns / estudo de atribuições no cenário estadual. 2014. 22 p.

 CASTRO, Marcos Rocha. A análise da legalidade para a elaboração de laudos em vistorias preventivas em estádios de futebol profissional de Santa Catarina. 2014. 22 p.

 ROCHA, Rômulo. Análise da contribuição da avaliação de desempenho na Polícia Militar de Santa Catarina na redução dos indicadores de letalidade violenta da cidade de Camboriú, no ano de 2013, por meio do Projeto Camboriú mais segura. 2014. 22 p.

 SILVA, Roberta Minella da. O interrogatório judicial do acusado e o direito à ampla defesa / aplicabilidade da Lei n. 11.719/2008 no âmbito da Justiça Militar Estadual. 2014. 23 p.

 GASSENFERTH JUNIOR, Roberto. Análise da manutenção de instrução do tiro policial na Polícia Militar de Santa Catarina. 2014. 20 p.

 SIEDSCHLAG, Rodrigo Geraldo. O papel da atividade de inteligência de Segurança Pública no monitoramento dos movimentos sociais para a preservação da ordem pública. 2014. 20 p.

 ANDRADE, Vinicius R. Aragão de. Policiamento e fiscalização do trânsito urbano / uma análise do papel das polícias militares. 2014. 18 p.

 GÜNTHER, Rudolf Fischer. Análise da instrução de defesa pessoal policial na PMSC / caso - Curso de Formação de Oficiais o título. 2014. 20 p.

 FARIAS, Paulo Renato. O exame do etilômetro (bafômetro) como instrumento de preservação da ordem pública em face do "direito fundamental" de não produzir prova contra si mesmo. 2014. 22 p.

 FARIA, Thiago José de Almeida. A atribuição para determinar do uso de algemas por presos em audiências forenses. 2014. 20 p.

(Publicado por soldado Ezequiel Onedi Debortoli, com informações da APMT)