Oficial da cavalaria participa da Semana Acadêmica de Zootecnia da UFSC

Na última terça, 14, o Capitão Fernando Jahn Bessa apresentou dois resumos sobre equinos na semana acadêmica da zootecnia.
O primeiro resumo intitulado Características desejadas para equinos policiais militares, tem por objetivo o levantamento das características pretendidas nos cavalos policiais, esse estudo será implantado na seleção genética e aprimoramento do plantel do Regimento de Polícia Militar Montada, uma vez que ele começa selecionando as matrizes que darão origem aos novos potros, permitindo maior controle de todo o processo de reprodução entre éguas e garanhões, nascimento e criação dos cavalos policiais.
É um estudo pioneiro no âmbito policial, por isso o trabalho abre a possibilidade de outras pesquisas científicas sobre o tema.

O segundo resumo, Boas práticas no treinamento para promoção do bem-estar de cavalos novos, realizado com a participação de Rafaela Back Neves, acadêmica do curso de zootecnia da UFSC, visa agregar informações e conhecimentos à seção técnica do Regimento de Polícia Militar Montada, com intuito de melhorar as práticas desenvolvidas tanto na Coudelaria como na doma de cavalos novos. A fase de doma é a mais crítica da vida do animal, com isso se busca reduzir incidentes com os equinos e seus equitadores, ajudando a entender a reatividade e o comportamento dos cavalos novos, subsidiando a elaboração de um programa de doma específica para o cumprimento das missões do processo de policiamento montado, minimizando a inservibilidade dos cavalos policiais e, consequentemente, diminuindo os custos com processos de aquisição e treinamento.
Os resumos foram orientados pela professora dra. Denise Pereira Leme do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural - CCA/UFSC.

Fotos: Capitão Fernando Jahn Bessa