Principais nuances do desaparecimento de crianças e adolescentes é tema de artigo científico

Policial lotado no SOS Desaparecidos da Polícia Militar de Santa Catarina tem artigo científico publicado no Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) vinculado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). O conteúdo abordado também será publicado no livro comemorativo aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O trabalho, do soldado Walter Teixeira, intitulado “Desaparecimento de crianças e adolescentes: suas principais nuances”, tem como escopo demonstrar a chaga envolvendo o desaparecimento de crianças e adolescentes, tendo em vista que o desaparecimento de pessoas é um tema complexo e intersetorial, envolvendo tanto organizações civis como públicas.
O estudo apresentada a fuga do lar ou desaparecimento voluntário como uma das principais ocorrências das crianças e adolescentes desaparecidos.
Pautado em uma pesquisa teórica, com base em levantamentos das literaturas jurídicas e mediante os dados estáticos e empíricos a análise contextualiza este problema endêmico no cenário nacional.
Por fim, o autor apresenta algumas ferramentas e estratégias para o enfrentamento deste tipo de incidência, bem como ações que podem ser adotadas por parte das famílias e, principalmente, do Estado, por meio de políticas públicas.