O policial militar ambiental Flávio Henrique Mayer teve seu artigo científico publicado na revista Ambiente e Direito da Espanha

O policial militar ambiental Flávio Henrique Mayer, lotado na sede da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, em Canoinhas, teve seu artigo científico publicado na revista Ambiente e Direito, Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Universidade de Sevilha na Espanha. O artigo com o título “as infrações administrativas ambientais na área de abrangência da sede da 6º companhia de polícia militar ambiental – uma realidade regional”, traz informações sobre a realidade regional no tocante às infrações administrativas ambientais flagradas pela sede da 6º Companhia de SC e uma sucinta abordagem comparativa de três anos demonstrando práticas ilícitas de maior ou menor incidência em nossa região.

O soldado Flávio Henrique Mayer é lotado na sede da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental em Canoinhas/SC, natural da mesma cidade, do Distrito de Marcilio Dias, e está há nove anos servindo a Polícia Militar de Santa Catarina, sendo seis anos na Polícia Militar Ambiental. É formado em Engenharia Florestal e Bacharelado em Direito, pela Universidade do Contestado – UnC Canoinhas, com especialização em Direito Ambiental pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER e Perícia e Auditoria Ambiental pela UNINTER-Curitiba.

RESUMO
O presente trabalho pretende, com fundamentação doutrinaria, aportes legais, e dados fornecidos pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, analisar as infrações ambientais administrativas flagradas pela sede da 6º Companhia de Polícia Militar Ambiental no município de Canoinhas e em sua área de abrangência, o qual inclui 9 municípios, ocorridos entre os anos de 2012, 2013 e 2014. Através do presente estudo é possível verificar que o Direito Administrativo e o Direito Ambiental contribuem na proteção do meio ambiente, haja vista, que a exploração dos recursos naturais estão em foco na atualidade. A instituição Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina tem papel de suma importância no processo de vigilância nos delitos ambientais, uma vez que possui competência legal para agir tanto de forma preventiva como na forma repressiva em prol do meio ambiente e da coletividade. O presente trabalho propõe-se apresentar ao leitor uma realidade regional no tocante às infrações administrativas ambientais flagradas pela sede da 6º Companhia de SC, bem como, uma sucinta abordagem comparativa entre os períodos, demonstrando assim, quais práticas ilícitas tendem a ter maior ou menor incidência em nossa região.

O comando da 3ª Companhia destaca o elevado padrão técnico e intelectual dos policiais militares ambientais de Canoinhas e sente-se honrado em ter nas fileiras da nossa Corporação canoinhense policiais com reconhecimento internacional.

Para conferir o artigo completo acesse o link abaixo:

(Texto e fotos: Ana Lucia Brozoski, Agente Temporária)