Preparando-se para um futuro mais saudável

Preparar Policiais Militares para a Reserva e Funcionários Civis para a Aposentadoria foi uma missão dada ao Sr. Diretor da Diretoria de Saúde e Promoção Social, Cel PM Reinaldo,pelo Sr. Comandante Geral da PMSC, Cel PM Nazareno, em seu Plano de Comando.

Entrando em contato com reservistas e aposentados, percebemos que a transição para essa nova etapa nem sempre é tarefa fácil. No caso dos Policiais Militares, guardar a farda e abrir mão do nome de guerra é mais difícil ainda.Não é raro o desenvolvimento de depressão, ansiedade, baixa auto-estima, separação conjugal, doenças severas, drogadição e sentimentos aflitivos associados à percepção de se estar mais velho.

Esse sofrimento comum a tantas pessoas justifica a criação de um programa que auxilie o servidor nesta passagem. Afinal, esse servidor "serviu" durante muitos anos para a Segurança Pública e agora precisa da ajuda da sua Corporação para deixá-la.

O Programa de Preparação para Reserva e Aposentadoria (PPRA) tem como OBJETIVO auxiliar o servidor no planejamento de vida para o período da reserva/aposentadoria, de modo a usufruir os ganhos propiciados por esta nova etapa.

O PÚBLICO-ALVO é policiais militares e funcionários civis da PM que contam com menos de dois anos para a transferência à reserva/aposentadoria ou que já tenham ultrapassado o tempo de serviço mínimo.

De maneira dinâmica e vivencial, os participantes do PPRA serão convidados a refletir em grupo sobre os seguintes TEMAS:

aspectos psicológicos do envelhecimento

aspectos familiares

saúde

aspectos financeiros

lazer e esporte

aspectos previdenciários

tempo livre

dependência química

O PPRA está iniciando suas atividades na Capital e se expandirá para todas as outras regiões com a implantação do Serviço Psicológico e Serviço Social que ocorrerá até o final de 2012.

Mais informações:

Equipe técnica: Cap Novaes, Sgt Lílian e Sd Azevedo

Contato: dspschdss@pm.sc.gov.br - (48) 3229-6544