A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu um homem de 31 anos após ele furtar 175 kg de cavaco de latão, material que contém cobre em sua composição, da indústria onde trabalhava, em Blumenau.
O crime ocorreu na Rua Amsterdam, no bairro Itoupavazinha, com indícios de abuso de confiança, já que o autor tinha acesso aos bens da empresa. O responsável pela indústria acionou a Polícia Militar após desconfiar da atitude do funcionário, que assumia o turno às 5h, mas chegou ao local uma hora antes, desativou o alarme e registrou a entrada apenas no horário habitual.
Ao verificar as câmeras de segurança, o proprietário constatou que o funcionário facilitou a entrada de outro homem, que chegou em um veículo. Juntos, carregaram sete pacotes de cavaco de latão, cada um com 25 kg.
"Cavaco de latão" são raspas ou lascas de metal geradas no processo de usinagem de peças. Por conter zinco e cobre, o material possui alto valor comercial, avaliado em mais de cinquenta reais por quilograma.
O funcionário confessou o furto e disse ter pedido ajuda a um colega para transportar os pacotes, alegando que ele não sabia tratar-se de um crime. O suspeito afirmou ainda que os pacotes foram deixados na entrada de sua casa e posteriormente armazenados.
A Polícia Militar localizou os pacotes furtados na residência do funcionário, além de uma unidade extra do material. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.