Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Solenidade marca comemorações de 20 anos do 12º BPM


Nesta sexta feira, 11, foi realizada a solenidade em comemoração aos 20 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Balneário Camboriú. Na oportunidade, também aconteceu a formação dos policiais que se capacitaram no 2º Curso de Radiopatrulha do 3º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).

A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral, coronel Marcelo Pontes, estando presente o coronel Jofrey Santos da Silva, comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel Rafael Vicente, comandante do 12º BPM, além das demais autoridades civis e militares.

O 12º Batalhão, foi criado através da Lei 9.258 de 1993. Contudo, a ativação ocorreu somente no ano de 2002, por força do Decreto Estadual 5.790. A Organização Policial Militar é responsável, através de suas Companhias, Pelotões e Grupamentos Policiais Militares, pela segurança da comunidade das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, contando com 184 policiais militares em seu efetivo.

A atuação policial está alicerçada nos princípios da Polícia Ostensiva em suas diversas vertentes, como rondas com viaturas de radiopatrulha, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), bike patrulha, Agência de Inteligência, policiamento ostensivo a pé, quadrículos, Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e Companhia de Policiamento com Cães (Canil), além da 3ª Base da Aviação de Polícia Militar (BAPM).

O curso de Radiopatrulha teve início no dia 30 de outubro, se formando 37 alunos. Ao todo, foram 90 horas/aulas, divididas entre diversas disciplinas, dentre elas: tiro tático, combate em ambiente confinado, patrulha urbana e direção tática.

Na cerimônia também foram homenageados os ex comandantes e praças do 12º BPM, os quais receberam uma lembrança de agradecimento pelos serviços prestados.

Ainda, foram entregues diversos equipamentos, dentre eles: nove viaturas modelo GM Tracker, um fuzil calibre 7.62, três fuzis calibre 5.56, 189 pistolas marca Beretta calibre 9 mm, 51 mochilas táticas e 20 kits de APH tático (Atendimento Pré-Hospitalar), sempre visando a melhor qualidade do serviço e conforto dos policiais militares, que refletirá diretamente no atendimento à população.