Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Alunos dos CFSd e CFS se formam na Capital


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou nesta quinta-feira, 17, a formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSd) e do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2020. As solenidades aconteceram no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral (QCG) da instituição, em Florianópolis.

As cerimônias foram fechadas ao público, atendendo às regras de segurança contra a pandemia do novo coronavírus, mas foram transmitidas ao vivo pelo canal da PMSC no Youtube.

Em meio aos presentes, destaque para o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, para o subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes, e também para o Diretor Geral da Faculdade da Polícia Militar (Fapom), coronel Fábio José Martins. Apenas alguns formandos representaram os demais concludentes na cerimônia.

CFS 2020 - Os novos sargentos formados deram o nome à sua turma em homenagem a 3º sargento Regiane Terezinha Miranda. A policial ingressou na PMSC em 2004 e foi destaque no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ela atuou por anos no programa e formou inúmeras crianças nas cinco cidades pertencentes ao 9° Batalhão de Polícia Militar. A sargento também atuou na Rede Catarina de Proteção à Mulher. E por incrível que pareça, ao sair de serviço, em turno de 24 horas, acabou assassinada pelo ex-companheiro. Enfim, o curso de formação dos 207 novos sargentos 2020 iniciou no dia 4 de março e teve uma carga horária total de 1.100 horas/aula, distribuídas em dez meses de aulas.

CFSd 2020 - Quinhentos e oito novos soldados se formaram. O curso iniciou no dia 6 de janeiro e teve uma carga horária total de 1.745 horas/aula. Esses novos policiais fazem parte da primeira etapa de convocação dos primeiros mil colocados no último concurso para ingresso na PMSC. A próxima turma, dos outros 500 novos soldados, deverá ter início em janeiro de 2021.

A turma homenageou o soldado Estevão Rovaris, que ingressou na PMSC em 2016. Ele atuava no município de Siderópolis e chegou a ser premiado pelo trabalho desempenhado nas ruas, recebendo o título de destaque do Policiamento Ostensivo Geral. Rovaris faleceu no dia 29 de janeiro de 2020, não resistindo aos ferimentos causados em razão de um capotamento com a viatura policial durante o serviço, quando juntamente com seu parceiro, deslocavam para atender uma ocorrência de furto em andamento.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, a formação dos novos sargentos e soldados é uma demonstração clara da importância de se investir e acreditar na capacitação continuada. “Nossa corporação deve ter os conhecimentos necessários para bem desempenhar as diversas funções inerentes à atividade policial militar. Aos professores, sargentos formandos e aos novos soldados deixo aqui registrado meu mais sincero parabéns! Só assim poderemos ter um Estado cada vez mais seguro e a nossa Polícia Militar cada vez mais forte”, completou.

Para assistir a formatura do CFSd, CLIQUE AQUI.

Para assistir a formatura do CFS, CLIQUE AQUI.