Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

APMT realiza formatura de entrega dos espadins


Nesta quinta-feira, 18, no Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM), em Florianópolis, aconteceu a formatura de entrega dos espadins aos cadetes do 2º Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Na ocasião, estiveram presentes o comandante-geral da instituição, coronel Dionei Tonet, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Luciano Walfredo Pinho, o diretor da Diretoria de Instrução e Ensino, coronel Fabio José Martins, o comandante da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), tenente-coronel Jardel Carlito da Silva, além de demais autoridades militares.

A história do espadim remonta à época dos czares, quando o comandante do exército russo, Alexandre III, solicitou que seu armeiro fabricasse pequenas espadas de aço a fim de que os príncipes do império as usassem até estarem aptos para exercer a função de comando.

O espadim, arma símbolo do cadete, conhecido também como sabre de Tiradentes, constituído pela união harmônica do aço, ouro e marfim, é conferido ao cadete da APMT como símbolo da honra policial militar, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o alferes do regimento de cavalaria de Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, patrono da Polícia Militar.

O sabre de Tiradentes é o símbolo que marca o ingresso do cadete na vida acadêmica policial militar, etimologicamente se origina do francês e significa “irmão mais novo”. O espadim visa firmar o compromisso dos cadetes com a academia, berço de sua formação policial militar, jurando obediência, zelo, respeito e disciplina no seu aprimoramento físico, moral e intelectual.

Para conferir a galeria de imagens da solenidade, clique aqui.

Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS