Bem-Te-Vi

Solenidade marca o lançamento do programa Estudante Cidadão em Araranguá

O 19º Batalhão de Polícia Militar lançou nesta terça-feira, 27, o programa Estudante Cidadão na Escola Básica Municipal João Matias em Araranguá.

A escola João Matias foi escolhida em conjunto com a Secretaria de Educação do Município, levando em consideração a vulnerabilidade social e a probabilidade de maior impacto na comunidade que o programa Estudante Cidadão pode proporcionar.

O programa abrange os 260 alunos que frequentam a escola no turno vespertino, do pré-escolar ao 8º ano do ensino fundamental. Durante a semana, a escola recebe a visita dos policiais militares, onde são realizadas formaturas diárias no pátio da escola, bem como rondas ostensivas são efetuadas nas proximidades da instituição de ensino.

Na oportunidade, os alunos que se destacaram nas semanas de adaptação para implantação do programa foram agraciados com bótons e certificados (1º e 2º lugar, respectivamente).

Durante a solenidade, o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Marcelo Bertoncini Zanette, parabenizou as crianças pelo interesse e dedicação demonstrada, agradeceu aos pais, professores, administração escolar e municipal pela confiança depositada na Polícia Militar e por permitir a realização do programa, reforçando ao final a importância de que cada instituição possui na formação das crianças e dos adolescentes.

Também participaram o comandante comandante da 3ª Cia do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, major BM Jihorgenes Luciano Borges, a Delegada de Polícia Civil, Eliane Chaves, responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulheres e Idosos de Araranguá (DPCAMI), a Secretária de Educação Municipal, Mariluce Bilck, demais autoridades civis e militares, familiares e comunidade escolar.

Após o encerramento da formatura, os alunos puderam se divertir e conhecer a viatura policial utilizada pela guarnição do Tático da Polícia Militar de Santa Catarina.

O programa Estudante Cidadão é desenvolvido pela Polícia Militar em cooperação com a unidade escolar, executado por policiais militares que trabalham no expediente e na guarnição de policiamento preventivo. Durante a execução do programa, são aplicadas atividades visando o aprimoramento da formação do estudante como cidadão, aproximação da Polícia Militar com os pais e corpo docente, o respeito aos professores, o aprimoramento do aluno no aspecto comportamental, melhora da autoestima da comunidade escolar, identificação com o local de estudo, realizado o hasteamento das bandeiras, cantam hinos cívicos e a organização do encaminhamento à sala de aula.