Nesta terça-feira, 7, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Criciúma, apresentou os resultados operacionais em 2024 com uma redução nos índices criminais de furtos de veículos e roubos.
De acordo com os dados divulgados pelo comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9°BPM), tenente-coronel Mário Luiz da Silva, os números caíram em comparação ao ano anterior, refletindo o esforço contínuo das operações de segurança e policiamento ostensivo em toda cidade.
Para o comandante do 9º BPM, a redução nos crimes reflete o impacto das estratégias de prevenção e reforço da presença policial. A cidade de Criciúma registrou a redução de 24% nos furtos de veículos em comparação ao ano de 2023. Além disso, em 2024, houve uma redação de 37% nos roubos no município em comparação ao ano anterior.
Ainda de acordo com o tenente-coronel Mário, a cidade registrou o número de 10 homicídios nos últimos 12 meses, o que corresponde a 4,1 mortes para cada 100 mil habitantes em 2024, números esses muito favoráveis aos habitantes de Criciúma.
Segundo o Atlas da Violência, a média no Brasil é de 20 mortes para cada 100 mil e Santa Catarina, o estado mais seguro do país, a média é de nove mortes para cada 100 mil habitantes.