Com o objetivo de formar os futuros comandantes da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o Curso de Formação de Oficiais (CFO) teve seu início em 3 de junho de 2024, data em que foram convocados 60 cadetes para o ingresso na carreira do oficialato.
Sediado na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT) e sob responsabilidade da Escola Superior de Formação de Oficiais (Esfo), o atual CFO já completou 6 meses de existência, com muito aprendizado e experiências compartilhadas.
O CFO é um curso extenso e árduo, composto por graduação e pós-graduação, com cargas horárias de respectivamente 2.730 e 365 horas. Aos cadetes são lecionadas disciplinas práticas e teóricas específicas do contexto policial militar, como ordem unida, técnicas de polícia ostensiva e armamento, tiro e munição policial.
Possui periodicidade integral de quatro semestres, representados por quatro grandes marcos: 1°, 2°, 3° e 4° CFO. Ao concluírem-no, os cadetes se tornam aspirantes-a-oficial, assim como graduados em Ciências Policiais e pós-graduados em Gestão de Segurança Pública.
Desde o ingresso no CFO, os cadetes estão submetidos a uma rotina extenuante, mas necessária. Na “semana zero”, ao serem recepcionados na APMT, passaram a vivenciar a vida na caserna, sendo submetidos, dentre outros, ao internato, ao acionamento noturno e ao constante treinamento físico.
Após 3 meses do início do curso, em 7 de setembro de 2024, os cadetes desfilaram em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, liderando o efetivo da PMSC e utilizando pela primeira vez a farda da corporação.
Já em 25 de outubro de 2024, os cadetes protagonizaram a Formatura de Transição do 1° para o 2° CFO, com o recebimento de novas bucaneiras e insígnias douradas em suas fardas, marcando a progressão de suas funções e o início de novas disciplinas e instruções.
Finalmente, marcando o fim do ano e de um importante ciclo, em 5 de dezembro de 2024, foi realizada a Formatura do Espadim, na qual, trajados com a túnica Azul Ferrete, os cadetes receberam os espadins, instrumentos exclusivos da carreira do oficialato e símbolo do seu aperfeiçoamento e desenvolvimento rumo ao comando.
Após os vários eventos e atividades marcantes, hoje totalizaram-se 200 dias desde o início do CFO. Os cadetes, então, passarão por um período de recesso, ao que, posteriormente, no ano de 2025, retornarão à APMT para a continuação do curso e execução regular de suas atribuições.