Entre os dias 17 e 22, os cadetes do 1º Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2025 passaram pela "Semana Zero", um período de adaptação à rotina da caserna. Realizada na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, essa fase preparatória submeteu os 33 cadetes a situações adversas comuns na vida do policial militar, promovendo reflexões sobre a vocação para a carreira de oficial.
Durante os seis dias de treinamento intenso, os cadetes participaram de palestras sobre a atividade policial militar e receberam instruções militares de ambientação. Também foram submetidos a desafios como privação de sono, acionamentos noturnos e diversas atividades físicas.
A preparação foi conduzida por oficiais da Escola Superior de Formação de Oficiais (Esfo) e contou com o apoio dos cadetes do 2º CFO, que ingressaram no curso em 3 de junho de 2024.
Ao final da "Semana Zero", as primeiras avaliações foram positivas. O comandante da Esfo, tenente-coronel Marco Antônio Brito Junior, destacou que esse treinamento inicial é fundamental para que os cadetes estejam preparados para os desafios do CFO.
Já na manhã desta segunda-feira, 24, os alunos iniciaram as aulas do 1º CFO. Durante os próximos dois anos, os cadetes percorrerão a jornada acadêmica na Esfo, com o objetivo de conquistar o oficialato.